SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ministério Público recomenda suspensão das aulas em prédio de escola estadual em Assu

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Assu recomendou a imediata suspensão das aulas no prédio que abriga a Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, situado no Centro da cidade, devido à urgência na realização de reparos no estabelecimento. O documento foi destinado à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), representada neste município pelo diretor da 11ª Diretoria Regional de Educação (Dired), Luiz Carlos da Silva.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou Inquérito Civil para apurar a situação estrutural da mencionada escola. As fotografias anexadas aos autos evidenciam a falta de estrutura do prédio, cujas instalações possuem 104 anos. A situação levou o MPRN a emitir a Recomendação com o objetivo de garantir segurança, dignidade e conforto aos alunos, professores e funcionários da escola.


Conforme recomendado pelo Corpo de Bombeiros, a Seec deve tomar as medidas necessárias para restringir o acesso de alunos e professores ao estabelecimento de ensino, até que se promovam as melhorias que garantam a segurança dos frequentadores. Além disso, deve providenciar imediatamente outro local para que as atividades da instituição sejam desenvolvidas durante a execução dos reparos no prédio e após nova vistoria do Corpo de Bombeiros.

A própria diretora da escola já denunciou as péssimas condições da instituição em diversos ofícios encaminhados à 1ª Promotoria de Justiça de Assu bem como à 11ª Dired e à Governadoria do Estado. Nessas denúncias, há relatos de que salas de aula são frequentemente interditadas devido a vazamentos e infiltrações, que prejudicam inclusive o forro do prédio. Ainda segundo as declarações da diretora, os muros da escola correm risco de desabamento e oferecem, assim, perigo aos alunos e aos cidadãos que trafegam próximo à instituição.

De acordo com o Relatório de Vistoria Técnica nº 06/16, realizado pelo 2º Subgrupamento de Bombeiros, não se localizou documento referente à aprovação de projeto de prevenção contra incêndio e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia.

O mesmo relatório aponta a inexistência de hidrante fixo e público, extintores de incêndio, iluminação e sinalização de emergência, causando riscos aos alunos e à população em geral. Foi verificado também que a escola não possui adequado aparato administrativo, como computadores, impressoras e até bebedouro, além de o número de carteiras escolares ser insuficiente.

O MPRN estabeleceu o prazo de 10 dias, a partir do recebimento da Recomendação, para que o diretor da 11ª Dired, Luiz Carlos da Silva, informe sobre as providências adotadas.

Fonte: Defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente