
O carro possui uma série de peças
que estão diretamente ligadas ao consumo de combustível. Vamos ver quais são e
quando devem ser substituídas.
FILTRO DE AR
Esquecer de trocá-lo a cada
10.000 km pode restringir a entrada de ar, deixar o carro sem potência e
"beberrão".
FILTRO DE COMBUSTÍVEL
É outro item que deve ser
trocado a cada 10.000 km na grande maioria dos carros. Mas e se eu não trocar?
Resumindo, é assim: o
combustível precisa chegar com pressão e vazão constantes nos bicos injetores.
Se o filtro estiver entupido a vazão será menor em consequência, a quantidade
de combustível será menor e seu motor ficará fraco. Aí, você pisa mais no
acelerador para compensar.
VELAS E CABOS DE VELA
A intensidade da faísca da
vela é responsável por queimar a mistura de ar e combustível. O que pouca gente
sabe é que quando essa faísca está fraca, parte do combustível não é queimado
e, infelizmente, é jogado para fora pelo escapamento.
Apesar de não sentir falha no
motor, ainda sim você pode estar jogando combustível pelo escapamento. E pior,
estragando o catalisador.
Na maioria dos carros, as
velas devem ser substituídas a cada 20.000 km, mas em alguns modelos são
utilizadas velas de irídio que duram 80.000 km.
Uma dica: se você utiliza
velas de irídio e adora andar com etanol, é melhor fazer limpeza das velas a
cada 20.000 km.
Etanol de qualidade ruim
costuma virar um melado, como aquele no fundo da panela de pudim. Quando isso
ocorre, fica muito difícil tirar a vela. Não são poucos os casos em que a rosca
do cabeçote é danificada.
PNEU DESCALIBRADO
Sei que muita gente já está
"careca" de saber, mas posso garantir que a maioria das pessoas não
calibra os pneus no momento do abastecimento. Basta observar que os postos de
combustíveis possuem várias bombas de abastecimento e apenas um calibrador.
Já experimentou andar de
bicicleta com pneu murcho? Seu motor sofre do mesmo jeito, além do que, a vida
útil do pneu diminui muito.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
Muita gente só solicita este
serviço quando troca os pneus, mas é só andar em ruas esburacadas que seu carro
ficará desalinhado. É como um carrinho de supermercado com as rodinhas tortas
(quem nunca pegou esse hein?).
Auto Esporte, G1
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