SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 5 de março de 2024

Polícia Civil abre 5 inquéritos para investigar furtos de cabos elétricos


A Polícia Civil abriu inquéritos em cinco delegacias para investigar os furtos de cabos elétricos registrados em várias cidades do Rio Grande do Norte, especialmente na região da Costa Branca potiguar. No último sábado (2), bandidos derrubaram quatro postes e furtaram 300 metros de cabos de média tensão na zona rural de Touros, no litoral Norte, deixando 2.565 pessoas sem energia. Foi o quarto registro em apenas uma semana.

Para apurar as ocorrências, os inquéritos foram abertos em Areia Branca, Macau, Guamaré, Touros, além da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró. Uma pessoa foi presa na última sexta-feira (1º) suspeita de envolvimento nos crimes efetuados na Costa Branc

No caso mais recente, em Touros, a falta de energia afetou também parte do município de São Miguel do Gostoso. Em menos de uma semana, foram mais de 2 mil metros de cabos furtados. O número de postes derrubados chegou a 10 em ações criminosas na Costa Branca e litoral Norte do estado. De acordo com a Cosern, esses crimes já afetaram mais de 27 mil pessoas e serviços públicos essenciais como escolas, delegacias, postos de saúde, abastecimento de água, empresas de telecomunicações e outros empreendimentos privados.

A Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento, mas não detalhou como elas têm ocorrido. A corporação disse apenas que uma pessoa foi presa na sexta-feira em Areia Branca e afirmou não acreditar se tratar da ação de quadrilhas. À TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), disse que “as forças policiais estão integradas e empenhadas em ações preventivas e ostensivas contra crimes de furtos e roubos de cabos, fios, materiais elétricos, eletrônicos e/ou similares”.

A Sesed pontuou que “a PM não mede esforços e continuamente tem intensificado patrulhamento para coibir as ações criminosas. Já a Polícia Civil, responsável pelas investigações, também vêm realizando operações permanentes”. A pasta, no entanto, não quis comentar sobre as investigações para apurar os crimes. A PM foi procurada para esclarecer como estão as ações para coibir tais ações, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

Além do furto registrado no sábado, um dia antes, na sexta, os bandidos furtaram 800 metros de cabos da rede de média tensão na zona rural de Areia Branca, deixando cerca de 2 mil pessoas sem energia na praia de Ponta do Mel. Na mesma semana, só que na terça-feira, dia 27 de fevereiro, os criminosos quebraram seis postes e roubaram 600 metros de cabos de alta tensão da linha de transmissão entre Macau e Guamaré

A ocorrência deixou 7,5 mil pessoas sem eletricidade durante dois minutos, incluindo uma geradora de energia eólica. O serviço de recomposição e reenergização da rede, considerado complexo pela Cosern, foi concluído somente na sexta-feira. Na quarta-feira, 28 de fevereiro, criminosos furtaram 400 metros de cabos de alta tensão em Guamaré, deixando cerca de 16 mil pessoas sem energia durante quase 10 horas – entre 20h55 de quarta e 6h46 de quinta-feira (29).

Segundo a Neoenergia Cosern, de 1º de janeiro a 2 de março de 2024, o Centro de Operações Integradas (COI) da companhia registrou cerca de 260 faltas de energia provocadas por furto de cabos e de outros equipamentos da rede elétrica em todo o estado. O crime já deixou 460 mil potiguares sem energia por até cinco horas, em média, em residências, hospitais, escolas e delegacias. Outra consequência é a interrupção do abastecimento de água e dos serviços de internet, dentre outros.

Em 2023, cerca de 800 mil potiguares foram afetados pelo crime de furto de cabos da rede elétrica. Em linha reta, os cabos furtados em todo o Estado no ano passado somaram 35 quilômetros – distância equivalente ao trajeto entre Natal e Ceará-Mirim, por exemplo. A Sesed informou que o número de prisões por furtos e roubos de fiação elétrica em 2023 nas cidades de Natal, Extremoz, Macaíba e Parnamirim cresceram no ano passado – foram de 29 em 2022 nesses municípios, para 66

A pasta ainda não tem um levantamento sobre o número de prisões referentes a 2024. A Cosern orientou que é possível denunciar crimes de furto e roubo de equipamentos da rede de forma anônima e segura à Polícia Militar, no telefone 190, e no 116 da Neoenergia Cosern. Por questão de segurança, a população nunca deve se aproximar da rede elétrica, principalmente se ela estiver danificada pelo vandalismo, segundo alertou a distribuidora em nota.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente