SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723


segunda-feira, 23 de março de 2026

CIRCUITO POTIGUAR GANHA FORÇA APÓS IMPACTO EM MOSSORÓ E AVANÇA PARA NOVA ETAPA EM ASSÚ


Após uma primeira etapa marcada por forte mobilização em Mossoró, o Circuito Potiguar segue avançando pelo Rio Grande do Norte com foco na educação ambiental, fortalecimento da cadeia da reciclagem e mobilização social. A próxima parada será o município de Assú, que receberá as ações do projeto no dia 24 de março.

Realizada na última terça-feira (17), a abertura do Circuito em Mossoró consolidou o potencial transformador da iniciativa. As atividades envolveram diretamente cerca de 250 pessoas impactadas, entre alunos, professores e participantes das ações educativas, promovendo conscientização sobre consumo responsável e descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

 

A programação contou com oficinas interativas na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, marcando a primeira unidade de ensino impactada pelo projeto, além de capacitações voltadas à realidade local.

Um dos destaques da etapa foi a formação de catadores de materiais recicláveis. A estratégia priorizou a multiplicação do conhecimento: os participantes atuarão como agentes replicadores, levando as práticas e orientações para suas operações, com potencial de alcance indireto de mais de 30 profissionais.

 

O modelo adotado reforça a proposta do Circuito Potiguar de gerar impacto estruturante, promovendo não apenas ações pontuais, mas a criação de uma rede sustentável de educação e gestão de resíduos nos municípios atendidos.

 

ASSÚ RECEBE NOVA ETAPA

 

Dando continuidade ao circuito, Assú será o próximo município a receber as atividades, com uma programação que amplia o alcance e aprofunda o trabalho desenvolvido até aqui.

 

A capacitação acontecerá na Escola Municipal Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, das 8h às 12h, com foco em educação ambiental, engajamento da comunidade escolar e formação de agentes multiplicadores.

 

A expectativa é fortalecer ainda mais o impacto local, ampliando o número de pessoas sensibilizadas e consolidando o projeto como uma ferramenta de transformação social e ambiental.

 

MUTIRÕES DE ELETROELETRÔNICOS

 

Como culminância das ações, o Circuito Potiguar realizará o Mutirão do Eletroeletrônico, aberto à população, com coleta gratuita de equipamentos sem uso:

            •          Mossoró – 7 de abril, das 8h às 12h

            •          Assú – 14 de abril, das 8h às 12h

 

Durante os mutirões, um caminhão da Natal Reciclagem será responsável pelo recolhimento e destinação ambientalmente adequada dos materiais.

Sobre o Edital de Gestão de Resíduos Eletrônicos da EAF

 

A Entidade Administradora da Faixa (EAF) está destinando R$ 1 milhão em 10 projetos selecionados pelo edital de gestão de resíduos eletrônicos no Nordeste. As iniciativas, voltadas para a economia circular, educação ambiental e gestão responsável, vão beneficiar, ao todo, aproximadamente 50 cidades nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação está relacionada ao programa Siga Antenado, que instalou 5 milhões de novas parabólicas digitais no país entre 2024 e 2025 e promove a responsabilidade socioambiental por meio deste investimento nas iniciativas de descarte adequado de resíduos eletrônicos.

 

Sobre a EAF

 

 A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente