SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 14 de março de 2015

Cárcere privado em Capim Macio já é um dos mais longos da história no RN, diz Maurílio

Cárcere privado em Capim Macio já é um dos mais longos da história no RN, diz Maurílio
Passadas mais de trinta e cinco horas desde o início do cárcere privado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte ainda negociava a rendição do agente penitenciário aposentado Francisco José de Assis Guimarães, de 52 anos, na manhã deste sábado (14). O homem mantém refém seu enteado, de 14 anos, desde o início da madrugada da sexta-feira (13), dentro do apartamento da família do jovem. Apesar do tempo transcorrido, os negociadores tentavam contornar a situação contando com o cansaço do agressor.

Segundo o delegado aposentado da Polícia Civil, Maurílio Pinto, que também foi subsecretário de Segurança e trabalhou em várias negociações do tipo durante a sua carreira, esse é um dos crimes deste tipo mais longos na história do Rio Grande do Norte. “Desse tipo, esse já é o mais longo. Normalmente as negociações duram até 24 horas”, considerou. 

A maior parte das exigências feitas por Francisco José foi atendida pelos negociadores. O sequestrador pediu alimentação para ele e o adolescente, energia no apartamento e insulina, visto que é diabético. A polícia, no entanto, não está disposta a negociar a entrada da esposa e da enteada do homem. “Isso não tem como negociar”, considerou o major Rodrigues, comandante do 5º Batalhão da PM, que conduzia as negociações.

O sequestrador negociava com a polícia usando contato visual e telefone. “Em alguns momentos ele utiliza o próprio garoto para falar o que quer. A gente ouvia ele ditando o que queria dizer”, narrou o comandante. O fato de o aposentado ter servido às forças armadas e ser agente penitenciário dificulta as negociações. “Ele também é treinado para situações como essa. Conhece os procedimentos, tem consciência dos ritos, de cada etapa, do que vai ser feito”, conta o major.

A polícia considerava, no início do dia, que o homem se mostrava mais propenso à negociação. Desde o princípio do caso, ele teria demonstrado picos de lucidez e tranquilidade que eram substituídos por tempos de “desorganização das ideias e demonstração de violência”. Segundo os moradores do condomínio Serra do Cabugi, a tensão aumentou na tarde de sexta, quando o homem gritava e também chamava pela companheira.

No meio da manhã de hoje Francisco José concordou soltar um cachorro, animal de estimação de sua enteada, que também estava dentro do apartamento. O bloco onde o apartamento fica foi esvaziado. Segundo os funcionários do condomínio, os moradores passaram a noite em casa de familiares. A polícia, no entanto, permitia a subida de moradores para pegar roupas e objetos deixados. Já nos outros blocos, a vida segue normalmente, segundo os funcionários. 

Sem previsão
A Polícia Militar não dava previsão para o fim do cárcere. “Pode durar minutos ou dias, não podemos prever. Nosso objetivo é preservar a vida de todos”, argumentou o comandante do 5º BPM. O local estava isolado também pelo Batalhão de Choque (BPChoque) e o de Operações Especiais (Bope).

O cárcere começou entre o fim da noite de quinta e o início da madrugada, após uma briga familiar. O homem não morava mais no apartamento. Ele e a mãe do garoto têm uma relação de 12 anos, que estaria conturbada. Após a briga a mulher conseguiu deixar o apartamento e o adolescente foi feito refém. Francisco José já foi preso por porte ilegal de armas e por agressão, através da Lei Maria da Penha.

O delegado aposentado Maurílio Pinto concorda com a negociação da polícia. “Tem que ter calma. Dar tempo ao tempo. Muitas vezes nossos policiais queriam acabar, invadir logo, mas temos que ter calma. A polícia está fazendo certo”, argumentou. O delegado lembrou de um caso que aconteceu entre o final da década de 1980 e o início de 1990, quando um gerente de banco passou três dias sobre o poder de criminosos. Porém, o delegado lembra que o caso começou em Assu e terminou em outro estado. Como esse de agora, dentro de um apartamento, nunca vi um mais longo”, colocou.

Filho de vereador preso 
Um homem identificado como Bruno Garcia da Silva, de 23 anos, foi preso por ter invadido o bloqueio policial na Rua Dirce Coutinho, onde fica localizado o condomínio, logo no início da manhã. Ele dirigia um carro tipo Siena em alta velocidade e por pouco não atingiu alguns profissionais da imprensa que estavam no local. Marca das frenagens ficaram no local. Segundo a polícia ele tinha sinais de embriaguez. Uma garrafa de bebida alcoólica foi encontrada dentro do veículo.

Bruno foi conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul e foi liberado após pagamento de fiança. De acordo com a PM ele é filho de um vereador de Natal.

Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente