SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 3 de outubro de 2015

Dilma corta oito ministérios e reduz seu salário e de ministros

Foto: André Coelho / Agência O Globo
A presidente Dilma Rousseff anunciou seis medidas que fazem parte da reforma administrativa do governo: a redução de oito ministérios, um corte de 10% nos salários dos ministros, a extinção de 30 secretarias em todos os ministérios, o fim de 3 mil cargos de confiança e a redução de 20% nos gastos em custeio. Também serão limitados os gastos dos funcionários com viagens e telefone e vendidos imóveis da união porque, segundo a presidente, "a União não pode continuar sendo uma grande imobiliária". A presidente também criou uma comissão permanente da reforma administrativa. As mudanças, disse, são para dar mais eficiência ao Estado e contribuir para que o país saia da crise o mais rapidamente possível.

Embora não tenha informado no comunicado público que fez sobre a reforma administrativa na manhã desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff também irá cortar o seu próprio salário em 10%.

— Vamos dar hoje um primeiro e grande passo para reorganização da administração pública — disse a presidente em uma declaração à imprensa no Palácio do Planalto, complementando em seguida:

— Queremos contribuir para que o país saia o mais rapidamente da crise, crescendo, gerando emprego e distribuindo renda. A reforma vai nos ajudar a tomar medidas de equilíbrio fiscal. Vai propiciar o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e consolidar a estabilidade macroeconômica, aumentando a confiança da economia.

Conforme O GLOBO adiantou, a presidente não cortou dez pastas, como foi inicialmente anunciado. Ela desistiu de acabar com o Desenvolvimento Social, que seria fundido ao Trabalho e Previdência. Dilma também desistiu de tirar o status de ministério da Controladoria Geral da União (CGU).

ENTENDA AS ALTERAÇÕES NOS MINISTÉRIOS
Nas mudanças, Dilma tirou Aloizio Mercadante (PT) da Casa Civil e o colocou no Ministério da Educação, demitindo Renato Janine. Para a Casa Civil vai o então ministro da Defesa Jaques Wagner (PT). E para a Defesa vai Aldo Rebelo (PC do B), que era o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT). Para o lugar de Aldo no MCT, Dilma nomeia Celso Pansera (PMDB).

A presidente fundiu a Secretaria Geral com a Secretaria de Relações Institucionais, o Gabinete de Segurança e a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, criando a Secretaria de Governo, que será comandada por Ricardo Berzoini (PT), que era ministro das Comunicações. Para as Comunicações vai o atual líder do PDT na Câmara, André Figueiredo.

Ministérios do Trabalho e da Previdência também foram fundidos e será assumido por Miguel Rossetto (PT), que era da Secretaria Geral. As Secretarias de Políticas para as Mulheres, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial viraram o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, cuja titular será a ministra Nilma Lino Gomes, que até ontem era titular da pasta da Igualdade Racial.

O Ministério da Pesca será incorporado pelo Ministério da Agricultura, que segue sob o comando de Kátia Abreu (PMDB). Já o então ministro da Pesca, Hélder Barbalho (PMDB), vai para a Secretaria de Portos no lugar de Edinho Araújo (PMDB).

Dilma explicou que a troca de nomes na Esplanda dos Ministérios está sendo feita para dar estabilidade política ao governo no Congresso, reorganizando a composição dos partidos que compõem a coalizão partidária que a elegeu. A presidente reforçou que esse movimento é democrático e está sendo feito às claras. Ela agradeceu o trabalho feito por todos os ministros que foram demitidos.

— Ao alterar alguns dirigentes estamos tornando a coalizão de governo mais equilibrada, fortalecendo a relação. Trata-se de uma ação legítima de um governo de coalizão. Tudo tem sido feito às claras — justificou a presidente.

ESTABILIDADE POLÍTICA
No anúncio, Dilma disse que a mensagem que o governo quer passar para a sociedade com a reforma é que não está parado. Mais uma vez, ela ensaiou admitir que cometeu erros.

— Não estamos parados. Sabemos que existem dificuldades econômicas que devem ser superadas para que o país volte a crescer. Sabemos que, se erramos, precisamos consertar os erros, se acertamos, precisamos avançar nos acertos e seguir em frente, mas para isso precisamos de estabilidade política — afirmou.

Em seu comunicado, Dilma disse que a gestão pública "requer atenção permanente" e que um governo age não para si, mas para toda a população.

Logo após anunciar a reforma ministerial, a presidente Dilma almoçou no Palácio da Alvorada com os ministros Jaques Wagner (nomeado para a Casa Civil), Ricardo Berzoini (nomeado para a Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social), além do assessor especial da presidente Giles Azevedo e dos governadores Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE).

Um dos participantes do almoço disse que foi um encontro de celebração do fim da reforma. O almoço não foi uma reunião de trabalho, disse a fonte. Estavam todos cansados da maratona dos últimos dias, de intensas negociações com os partidos da base para a composição do xadrez montado por Dilma na reforma ministerial.


À tarde ela recebeu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente