O Assessor técnico da secretaria de Ação Social do município de Angicos, Danilo Bezerra Araújo foi sabatinado pelos vereadores presentes à câmara de vereadores do município de Angicos, ontem à noite, 10.
O vereador Tiago Braga [PMDB], autor do requerimento 029/2011 que pede explicações sobre o valor de 33 mil e quinhentos reais, que seriam empregados no combate ao crack e outras drogas, abriu a rodada de perguntas pedindo esclarecimentos sobre o destino desse dinheiro. Este valor entrou nas contas da secretaria de Ação Social entre julho e dezembro de 2010. Os vereadores externaram incertezas com relação à aplicação correta desses recursos e imediatamente buscaram saber a verdade, através de requerimento.
O assessor começou dando algumas explicações técnicas e foi avisado que tudo estava sendo gravado para analise das explicações. As tentativas de explicar o real destino dos 33 mil reais e quinhentos, passou por uma explanação alongada e prolongada, o popular “enchimento de linguiça”. Ele falou, falou e não disse nada sobre a planilha de gastos, limitando a dizer que o dinheiro foi gasto no CREAS.
A secretária de Ação Social Cinara Ribeiro, esposa do vereador Jalmir Dantas, acompanhou todas as explicações, sentada no lado da plateia. Ela acabou de reassumir o cargo, depois de se afastar alegando cansaço e ter pedido férias de 30 dias, durante o mês de setembro.
Depois das explanações iniciais, o vereador Cloves Tibúrcio deu início a nova rodada de perguntas afirmando que não precisava nem o técnico vir, se fosse apenas para ler papeis que explicam o que é CRAS e CREAS.
“Nós queremos é que o requerimento do vereador Tiago Braga seja atendido, que se diga como foi gasto esse dinheiro, já que ele veio pra ser aplicado com os drogados e dependentes químicos. Então, nós queríamos os documentos, notas fiscais, extrato bancário, e outros que mostrem em que foi gasto o dinheiro. Eu acredito que esse é um sentimento e um desejo comum de cada vereador e cidadão angicano”.
Quando respondeu a Cloves, o técnico novamente não explicou em que foi gasto, limitando-se a dizer que o município não está habilitado para gastar dinheiro com os drogados, nem mesmo, prestar auxilio as famílias dos dependentes.
Quando inquirido pelo vereador Junior de Chicola, finalmente o técnico disse que esse dinheiro foi usado como custeio, serviu para pagamento de pessoal e aquisição de material de expediente e ações do CREAS.
Tiago Braga voltou a perguntar expondo que o requerimento 029/2011 foi de sua autoria. Ele afirmou que houve 9 parcelas, e não cinco como o técnico explicou. O parlamentar também citou o Portal da Transparência para mostrar os valores exatos ao público presente.
Disse que o seu requerimento só pretendia saber como esse dinheiro foi gasto, “pois sabe-se que a cidade é carente de ações para combater o uso de drogas, que se possa realmente fazer o combate as drogas”.
“O que queremos saber é se o dinheiro veio para combater as drogas ou não?”
O técnico replicou dizendo que esses trinta e três mil reais e quinhentos vieram para ações no CREAS. “Existe a comprovação através de documentos dizendo onde foi gasto o dinheiro”.
Tiago: “Qual a conta em que foi depositado as parcelas do dinheiro?”
- Duas contas, respondeu o técnico.
O vereador Neto de Dezin também inquiriu o assessor: “A preocupação de todos que fazem essa casa legislativa certamente é com relação ao exato caminho para onde foi o dinheiro destinado a prefeitura.Como tinha esse dinheiro e foi negado ajuda a uma família do município para fazer a reabilitação de um dependente de drogas?”.
Ele ainda continuou: “O senhor sabe onde está o dinheiro? Tem o balancete onde foi gasto esses 33 mil e quinhentos reais?”.
“Eu não tenho nem o balancete nem o lugar exato onde foi gasto esse dinheiro. Mas sei que foi gasto de forma adequada”.
Na sessão, no entanto, não foi apresentado nenhum documento. Nem extrato bancário, balancete ou nota fiscal. O fiscal sequer sabia a forma detalhada de como foram feitos os gastos.
E os parlamentares angicanos ficaram “a ver navios”. Nada de novo foi acrescentado, nenhuma nova informação como foi gasto o dinheiro. Foi falado “de tudo um muito”, menos o fim real do dinheiro. Nem mesmo o número das contas onde foi depositado o dinheiro.
Outros vereadores perguntaram outras vezes ao técnico onde foi gasto o dinheiro e ele afirmou novamente que não tinha nenhum documento com ele.
E haja paciência. E muito saco, para ser mais visceral.
A vereadora Edileuza inquiriu o técnico perguntando se existia uma clientela base, que pudesse servir como parâmetro que explicasse onde efetivamente fosse gasto esse dinheiro.
Ele deu mais explicações técnicas sobre a pergunta.
E por ai se encerrou as explicações do técnico.
Todos os angicanos estão sofrendo com esse descaso, num aguento mais essa coisa, ta na hora de tirar esse homem a força dai.
ResponderExcluirEu já estou vendo isso vai vira pizza kkkkkkkkkk e o pai de família que tinha uma esperança de ver seu filho sendo tratado com esse dinheiro chora e não dorme todas as noites.
ResponderExcluirTiago e Clovis e de mais vereador vcs é o povão busque saber com transparências a onde foi gasto esse dinheiro, ai que saudades de sosó de um bom administrador
Ta mais que na hora de denunciar ao ministério publico, estão esperando o que o tecnico não sou explicar nem o nome dele imagine o destino do dinheiro.
ResponderExcluirCarlos Costa, fico triste pq até hoje nenhuma postagem mha vc publicou. Mais como argumenta um colega nosso com seus argumentos alegando que se deve tirar Ronaldo da Prefeitura. Acredito que seja melhor deixá-lo. sabe pq Carlos, vc já parou para pensar a decepção dos bacurais, entre eles vc, qdo Clóvis Tiburcio, começar a nomear os secretariados. Esse rapaz Carlos, está na hora de ser excluido da política angicana.
ResponderExcluirQue coisa feia, não faça isso se não pode entregue, o povo de Angicos não mereçer isso vcs entrou a poder da justiça e de la vcs vão sair com o pode da justiça porque quem faz aqui se paga aqui. é lamentavel nem mesmo o tecnico sobre dizer a onde esta esse dinheiro que coisa e porque os outros blog não tem essa material vou aproveitar e mando por email a ele porque os deles precisa saber disso.
ResponderExcluirQuem sempre viveu de conseções e privilegios do poder não pode ver nos outros se não os vicios que carega em se mesmo..... Afinal todo desonesto só pode ver nos outros a desonestidade que carega em se mesmo.....
ResponderExcluirQuanto dinheiro disponível para ações e profissionais do CREAS... O estranho é que as profissionais do CREAS estão com 3 meses de salário atrasado, motivo pelo qual a assistente social e a psicóloga solicitaram rescisão de contrato no início deste mês. ALGUÉM ESTÁ MENTINDO. QUEM SERÁ? AONDE ESTÁ O DINHEIRO... SERÁ QUE O "GATO" COMEU? Que palhaçada. Cabe ao legislativo requerer instauração de inquérito civil público junto a Promotoria de Justiça.
ResponderExcluirFrancisco, então não era para existir fiscalizadores da léi, porque todos que fiscalizam a léi tem um desconfiometro... seu drº...
ResponderExcluirmeus parabêns ao vereador tiago braga, vc estar representando o povo e os mais carentes de angicos, sou seu fã...
ResponderExcluirdanado foi esse dinheiro e outros que o vereador tiago braga disse que a prefeitura foi beneficiado, temos que colocar gente que tenha compromisso com o povo de angicos minha gente... vamos ficar de olho...
ResponderExcluirCaro amigo carlos costa estava na camara e quem perguntou ao danilo bezerra pelas informações dos gastos do dinheiro, e se existia uma prestação de contas do referido recurso, foi o vereador Leonel.
ResponderExcluirEsse caso ai vai vira pizza como amigo ai mais acima citar , isso se deixa quieto mesmo assim o nosso amigo e defenso dos mais humildes o vereador tiago vai ate o fim, não desistar tiago eu estou aqui na torcida não deixe isso barato não esse pessoal que esta ai eles não esta nem ai para angicos pois foi entrado a força a poder da justiça.
ResponderExcluirOs vereadores, ao consultar o Portal da Transparência, deveriam tambêm consultar o Orçamento Geral da União e suas emendas e remanejamentos! aprendam a questionar corretamente que terão respostas corretas! O vereador Clovis quis criar uma Lei MUNICIPAL para aplicar um recurso FEDERAL! como pode isso vereador? procure aprender sobre gestão partilhada e hierarquizada! Quanto ao Ver. Tiago Braga... parabéns pela iniciativa de procurar transparência nos gastos públicos! mas da próxima vez procure ser mais objetivo nas suas requisições!
ResponderExcluir