SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 22 de outubro de 2011

CULTURA DO ALGODÃO: REUNIÃO NA CÂMARA DE ANGICOS MOBILIZA CLASSE POLÍTICA ESTADUAL


BETINHO ROSADO - SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO RN

GARIBALDI PAI E FILHO

 Uma importante reunião aconteceu hoje, 22, na Câmara de Vereadores de Angicos, e juntou técnicos da EMBRAPA, Governo do Estado, através do Secretário de Agricultura do estado, Betinho Rosado, família Alves, que através do ministro Garibaldi Alves filho, representou o Governo Federal, e o Senado Federal na pessoa do seu propositor, Garibaldi Alves Pai, além de Walter Alves, representante da Assembleia Legislativa.

O teor da reunião foi a restruturação do cultivo do algodão no RN e especialmente na região Central. Considerado o melhor algodão do mundo (o algodão produzido no RN), a cultura do seu cultivo desapareceu em meio a muitos problemas: bicudo, dificuldades de financiamentos, politicas financeiras madrastas, desvios de investimentos, entre outros.

WALTER ALVES

Durante décadas, houve uma involução do plantio, ficando reduzido a praticamente zero, a produção na região Central. Graças ao incentivo e mobilização do senador Garibaldi Alves Pai, uma proposta começou a ser gerada neste dia 22, na Câmara de Vereadores de Angicos.

Prefeitos das cidades de Campo Grande, Messias Targino, Afonso Bezerra, Lajes, Santana do Matos, Açu e Angicos estiveram presentes no momento, que foi presidido pelo próprio senador.

Autoridades como diretor da Ufersa/Angicos, gerente do Banco do Nordeste, Companhia de Polícia, Detran, Rádio Cabugi Central e outros, fizeram-se presentes ao local.
Depois da introdução, uma palestra expositiva foi proferida pelo doutor Napoleão Beltrão que mostrou a situação do plantio de algodão no estado, assim como a projeção de possibilidades para a região Central.

DOUTOR NAPOLEÃO BELTRÃO

“É possível sim, senador Garibaldi, que o ciclo do algodão possa retornar. Não da forma como era antes, pois os custos de produção têm que ser menores do que o valor desta. Mas sim, utilizando-se de tecnologia e buscando um processo coletivo, onde todos os agricultores devem se unir para coordenar as ações de plantio, assim como também, precisam ser orientados da forma correta para que os recursos sejam aproveitados da forma correta”. Disse o técnico.

CLEMENCEAU CONVERSA COM NAPOLEAO
Quando proferiu suas palavras, o diretor do campus da Ufersa/Angicos, Edcarlos Leite, externou a força da universidade, assim como o seu real propósito do desenvolvimento do semi-árido, e se colocou a inteira disposição do Governo do Estado, da Embrapa e dos políticos. O diretor externou que todos os professores agrônomos do âmbito do campus da Ufersa de Angicos estarão a disposição para colaboração integral.
O prefeito do município de Assú, Ivan Junior, fez colocações adequadas acerca da importância do cultivo do algodão, da geração de emprego e renda, e disse que Assú é um dos poucos municípios que recentemente voltou a cultivar algodão. “um projeto foi montado para o Vale do Assú e a experiência foi totalmente exitosa. Quatro cidades participaram do processo e todos os agricultores que plantaram o ano passado tiveram lucro com o algodão, provando que o projeto é vitorioso e que pode ser repetido, como será este ano”.
Ivan pediu também que uma unidade da EMBRAPA seja implantada no RN, para atender a demanda local.
BENES LEOCADIO E IVAN JUNIOR
O Secretário de Agricultura do estado, Betinho Rosado se comprometeu a empreender esforços para revitalizar a cultura algodoeira, e de pronto, cobrou parceria com a EMBRAPA, que na pessoa do doutor Napoleão Beltrão, prontamente marcou o início das conversações.

A partir dessa reunião, um projeto entra em fase de aperfeiçoamento e aplicação, visando um ciclo de 3 anos, considerado o tempo ideal para que a cultura do plantio do algodão venha novamente a ser implantada, passando pelo seu planejamento, cultivo e produção, em diferentes regiões do estado.
“Eu nasci aqui, e quero terminar meus dias lutando pelo povo dessa terra, lutando para trazer melhores condições de vida para todos o angicanos”. Finalizou o senador Garibaldi Alves Pai.

GILVAN NUNES - DIRETOR RÁDIO CABUGI CENTRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente