SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EFEITO IBOPE: Henrique se mobiliza e Robinson espera adesões

Do Portal no Ar
A pesquisa do Ibope divulgada ontem a noite, quarta-feira (16) pela Intertv Cabugi está servindo de combustível para inflamar as campanhas para governador.

Pela primeira vez desde que as séries de levantamentos começaram a ser divulgados, Robinson Faria (PSD) aparece na frente de Henrique Alves (PMDB). O líder cravou 54% dos votos válidos, contra 46% do segundo lugar. A margem de erro é de três pontos percentuais.

No ninho bacurau, a primeira reação foi de cautela. Embora a tese não seja de desacreditar os números do Ibope, a campanha de Henrique Alves avaliou que o levantamento foi feito em apenas 39 municípios do Rio Grande do Norte. Os números foram recebidos por Henrique nos estúdios da Intertv, da qual ele sócio e aonde foi para conceder entrevista nessa quarta-feira.

Os índices trouxeram à boca dos peemedebistas o gosto do que foi experimentado em 1988 e 1992, anos nos quais Henrique disputou as duas únicas campanhas majoritárias de sua trajetória, para prefeito de Natal, tendo delas saído derrotado. A perspectiva que uma terceira derrota se filie à biografia do atual presidente da Câmara dos Deputados, por outro lado, fez girar a moenda por mais trabalho.

“Estamos na rua. Ontem fizemos uma grande manifestação em Santa Cruz. Estou em Caicó, à noite vou a Ceará-Mirim. A gente não briga com os números, mas temos 10 dias para a pesquisa definitiva”, comentou à reportagem do portalnoar.com um dos coordenadores da campanha de Alves, deputado federal João Maia (PR). O outro líder da campanha, o ministro Garibaldi Filho, titular de alta popularidade, montou QG em Mossoró.

O segundo maior colégio eleitoral do Estado é um ponto nevrálgico. No primeiro turno, os mossoroenses deram a Robinson Faria 52.886 votos, contra 29.494 de Henrique. Se depender do casal que administra o Estado, Carlos Augusto Rosado e Rosalba Ciarlini, a diferença de 23.392 sufrágios vai aumentar.


Tem irritado o marido da governadora as inserções e o programa eleitoral de Henrique vinculando Robinson a um eventual desastre administrativo. O registro de que ele é o vice de Rosalba feito em tom de alerta alimenta em Carlos Augusto o desejo de derrotar o candidato do PMDB. Por isso, pessoas de seu círculo íntimo, como o atual secretário estadual de Relações Institucionais, Esdras Alves, e Fátima Moreira, foram liberados para trabalhar na campanha do candidato do PSD.

Entrementes, no quartel de Robinson, espera-se que os novos números incentivem não apenas os indecisos, mas também lideranças políticas. A tese é de que a perspectiva de poder oscilando para o projeto do PSD trará naturalmente para esse palanque quem hoje está no de Henrique.

“Um exemplo muito claro disso é que gente que não dava sequer bom dia a ele, que o ignorava, agora passou a enviar emissários. Quer conversar com Robinson”, reportou ao portalnoar.com um membro da campanha de Faria.

Para a campanha do PMDB, isso não passa de desejo. “Eu acho que essa história da liderança pular de última hora, vai ter que acertar conta com eleitor dele. Ele vai ter que prestar conta com o eleitor, que não é besta. Vai ter que explicar porque até ontem defendia que Henrique era o melhor e, de repente, passou a ser Robinson”, contestou João Maia.

A reportagem não conseguiu contatar o candidato do PSD para repercutir os números. Ele os recebeu durante o evento político no município de Macaíba, na grande Natal. Pela assessoria de imprensa, divulgou a seguinte manifestação.

“Recebemos com alegria os números do Ibope porque sabemos que em cada município do nosso RN existem eleitores livres e corajosos. Os números mostram o apoio das pessoas e sentimos isso nas ruas, em cada olhar, abraço e torcida. Vamos continuar a nossa caminhada ao lado das pessoas com fé e coragem!”, destacou.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios do estado de 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for considerada a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-RN) sob o protocolo RN-00043/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente