O estudo aponta que o consumidor dos serviços
turísticos online é formado por homens e mulheres, de todas as idades, classes
sociais e níveis de escolaridade. Mas quando são analisadas apenas as
especificidades das categorias de passagens e de reservas em hotéis, nota-se
uma predominância de pessoas das classes A e B e com pós-graduação. De modo
geral, o estudo indica que o número de consumidores virtuais deste mercado
(passagens, reserva de pousadas e hotéis e pacotes turísticos) em 2014 foi de
18,6 milhões.
Sites nacionais
A pesquisa mostra que três em cada dez
internautas (35%) brasileiros compraram passagens aéreas, de trem e de ônibus
pela internet em 2014. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil Marcela
Kawauti, em geral os dados da pesquisa concluem que o consumidor brasileiro é
bastante satisfeito com as compras de passagens pela internet (94%). "O
alto grau de satisfação com as compras de passagens pela internet também pode
ser confirmado pelo baixo índice de problemas relacionados às compras neste
segmento, que é de apenas 5%, de acordo com os entrevistados do estudo",
disse.
Os sites nacionais concentram 81% das compras
de passagens pela internet (os de compras coletivas concentram 14% das
transações). De acordo com os internautas ouvidos pelo estudo, os fatores que
mais motivaram a compra pela internet têm a ver com a necessidade da compra
(51%) e o surgimento de uma oferta imperdível (20%). A rejeição às compras de
passagens pela internet, ou seja, pessoas que não comprariam este tipo de
serviço em hipótese alguma é muito baixa: de apenas 3%.
Reservas em hotéis
O segundo serviço turístico mais consumido
entre os internautas é o de reservas em hotéis e em pousadas: três em cada dez
consumidores (27% dos internautas ou 11,8 milhões de consumidores) fizeram ao
menos uma reserva em 2014 (principalmente os homens (31% dos internautas),
pessoas das classes A e B (40%), com pós graduação (51%) e com alta experiência
em compras virtuais (50%). O valor médio por reserva é de R$ 1,039 mil reais.
De acordo com gerente financeiro do SPC Brasil,
Flávio Borges, apesar da concentração de compras em sites nacionais (61%),
também é significativa a participação dos sites de compra coletiva (38%).
"Os sites de compras coletivas, quando de confiança, conseguem agregar o
bom preço à qualidade do serviço oferecido, o que invariavelmente faz daquela
oferta 'algo imperdível'", explica o especialista.
Pacotes pela internet
Os pacotes turísticos vêm na terceira
colocação, em número de citações do segmento de turismo, com 8% dos
consumidores tendo realizado ao menos uma compra pela internet em 2014. O
número de consumidores virtuais de pacotes turísticos é estimado em 3,5 milhões
de internautas.
Dados da pesquisa também mostram que apenas 5%
dos consumidores disseram ter tido problemas com a reserva em hotéis e
pousadas, o que faz com que o índice de satisfação seja de 93% e o de rejeição,
de 4%. Da mesma forma como acontece no segmento de passagens aéreas, quem faz
reservas em hotéis/pousadas é motivado pela necessidade (23%) e pela oferta
imperdível (23%).
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