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O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12 de
outubro, tem um forte apelo emocional, estimulando os consumidores a irem às
compras para presentear os pequenos. A data também é a última que movimenta o
comércio antes do Natal e baliza o comportamento do mercado para o final do
ano. Por isso, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da
Fecomércio Rio Grande do Norte (IPDC/Fecomércio RN), foi às ruas para mensurar
o quanto será gasto em Natal e em Mossoró para o Dia das Crianças.
Na capital potiguar, 62,9% dos natalenses pretendem presentear
pelo menos uma criança, um aumento de 5,4 pontos percentuais e relação ao ano
passado. Esses irão desembolsar, em média, R$ 124,23 (aumento nominal de 3,9%),
depois de pesquisarem os melhores valores (78,7%). Os 36,6% que não irão
comprar apontam motivos econômicos ou por não haver crianças na família.
Mais de 42% dos compradores estão convictos que irão
comprar apenas um item, e no topo da lista da preferência estão os brinquedos
(53,6%), seguido de roupas com 38,2%, calçados com 6,9% das intenções de
compra, e eletrônicos como tablets, celulares e videogames (5,5%).
O consumidor levará em consideração na hora da compra o
desejo da pessoa a ser presenteada (40,8%) e o preço do presente (34,1%). Além
da qualidade do produto (19,4%) e os descontos/promoções (10,7%). A pesquisa do
IPDC da Fecomércio apresenta que promoções (40,6%), o atendimento (28%)
oferecido pelo estabelecimento e os descontos (25,8%) podem ser grandes
diferenciais para as lojas atraírem mais clientes nesse Dia das Crianças.
O principal meio de pagamento que os consumidores
natalenses pretendem utilizar é a modalidade à vista no dinheiro, seguido pelo
cartão de crédito de forma parcelada, comprando tanto no comércio de rua
(43,5%), ou em shoppings (43,2%).
Segundo os dados, em 63,3% dos casos, os próprios adultos
escolherão o que comprar, sem deixar a decisão por conta dos homenageados da
data, uma forma de garantir a compra já planejada. Por outro lado, 36,7% farão
a compra em conjunto com a criança.
O Dia das Crianças costuma movimentar também o setor de
serviços. Para 34,5% dos entrevistados pretendem realizar algum passeio com os
pequeninos na data. O que irá determinar a escolha do local são: diversão/lazer
(57,8%), local que a criança escolheu (16,4%), preço (12,3%), atendimento
(7,4%) e segurança do local (3,7%).
Mossoró
O Instituto de Pesquisa da Fecomércio foi até Mossoró
para saber a intenção de compras para o Dia das Crianças na capital do Oeste.
No levantamento, 62,2% dos consumidores irão presentear as crianças com
brinquedos (56,6%), roupas (33,8%), calçados (9%), aparelhos/jogos eletrônicos
(4,2%). Outros 6,1% ainda estão indecisos quanto aos itens que irão comprar,
porém a maioria dos entrevistados (44,7%) pretendem comprar um item.
O valor médio de gasto com presentes será de R$ 115,22,
maior, nominalmente, se comparado ao ano passado, que foi de R$ 109,32 (aumento
de 5,4% na comparação). Grande parte dos entrevistados (63,6%) pagará pelo
presente à vista, principalmente em dinheiro (60,4%) ou no cartão de débito
(3,2%).
O que vai influenciar na definição do presente são os
seguintes fatores: desejo da criança com 43,1% das intenções, o preço com
37,9%, e a qualidade do produto com 12,9%, seguida da política de descontos com
11,6%. Para garantir o consumidor, o empresário deve caprichar nas promoções
(45,4%), bom atendimento (37,8%), descontos na hora da compra (19,4%). Além
disso, o levantamento constatou que oito em cada dez (79,8%) dos consumidores
planejam realizar pesquisa de preço antes de efetivar as compras relacionadas a
data.
Sobre as comemorações, 65,4% dos mossoroenses não
planejam celebrar a data com realização de passeio.
Fecomércio RN
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