SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Enem 2021: Inep divulga nesta sexta resultado final sobre pedidos de isenção da taxa

Nesta sexta-feira (25), sai a resposta final a quem teve negado o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentou recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reavaliação.

O resultado pode ser checado na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante.

 

Quem não teve a isenção aprovada terá que pagar a taxa de inscrição do Enem, que é de R$ 85.

E atenção: o Inep alerta que mesmo os candidatos que conseguiram o benefício da gratuidade devem se inscrever no exame - segundo o edital, o processo ocorrerá entre os dias 30 de junho e 14 de julho.

 

Problemas para saber o resultado

 

Candidatos relataram na semana passada ao G1 que pediram, dentro do prazo estipulado pelo edital, a isenção da taxa de inscrição da prova. No entanto, o Inep afirmou aos estudantes que "não localizou as solicitações" no sistema.

 

Na prática, é como se o pedido não existisse formalmente. O G1 entrou em contato com o Inep para esclarecer se havia algum problema no sistema, mas não recebeu resposta.

 

Na Justiça

 

Deputados tentaram sugerir ao Ministério da Educação (MEC) que a isenção fosse estendida a todos os que se enquadram nos critérios do edital (como ex-alunos da rede pública e pessoas em vulnerabilidade social), sem exigir uma justificativa daqueles que tinham o benefício da gratuidade no ano passado, mas faltaram à prova.

 

Pelas regras, quem não compareceu ao Enem 2020 teria de apresentar formalmente um argumento que explicasse a ausência. Sem isso, o pedido de isenção em 2021 seria negado.

 

Foram aceitos motivos como morte na família ou problemas de saúde - mas o medo de contaminação por Covid-19 não foi contemplado. Ou seja: quem deixou de fazer a avaliação porque não queria se expor a aglomerações no local de prova perdeu o direito à isenção nesta edição.

 

A Defensoria Pública da União entrou com uma ação contra a União no último dia 11 de junho, tentando reverter essa norma.

 

Segundo o defensor público João Paulo Dorini, "a decisão do Ministério da Educação de inviabilizar o pedido de isenção de taxa para os candidatos ausentes impediria o ingresso no ensino superior de inúmeros estudantes pobres, o que viola o direito social à educação."

 

De acordo com ele, justamente os alunos de classes sociais mais baixas ficariam de fora da prova, por não conseguirem pagar os R$ 85 da inscrição.

 

O órgão pede que sejam aceitas as solicitações de isenção baseadas em autodeclaração - tanto de quem não queria se expor a aglomerações quanto de quem havia tido contato com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.

 

O Inep deve se manifestar até esta sexta-feira (25), para que o juiz profira sua sentença.

 

Tanto parlamentares quanto a Defensoria alertaram para os recordes de abstenção no Enem 2020: mais da metade dos candidatos (55,3%) não compareceu à prova impressa. Na versão digital, o índice chegou a 71,3%.

 

Por isso, seria necessário adotar "medidas excepcionais" nesta edição, para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior.

 

Isso porque a nota do Enem é usada para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também é critério de seleção em programas como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que financia as mensalidades de faculdades privadas.

 

Quem era apto para a isenção


Pelo edital, poderiam pedir isenção da taxa:

  • matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2021

 

Fique atento às datas:

  • 25 de junho: resultado final com os pedidos de isenção aceitos
  • 30 de junho a 14 de julho: período de inscrições
  • 30 de junho a 19 de julho: pagamento da inscrição
  • 30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado
  • 19 a 23 de julho: pedido de tratamento pelo nome social
  • 21 e 28 de novembro: provas impressa e digital

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.


Em 21 de novembro, o candidato deverá fazer:

  • 45 questões de linguagens;
  • 45 questões de ciências humanas
  • e redação.

Em 28 de novembro, a prova tem meia hora a menos:

  • 45 questões de matemática
  • e 45 questões de ciências da natureza. 

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • 12h: abertura dos portões
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h30: início das provas
  • 19h: término das provas no 1º dia (devido à redação, haverá maior tempo)
  • 18h30: término das provas no 2º dia 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente