O Aeroporto Internacional
Governador Aluízio Alves aparece na primeira colocação no ranking nacional em
11 dos 48 quesitos avaliados na pesquisa da Secretaria de Aviação Civil, do
governo federal. O levantamento trimestral abrange os 15 aeroportos mais
movimentados do país. O Rio Grande do Norte é destaque em itens como
atendimento, limpeza e conforto da sala de embarque. Pela segunda vez
consecutiva, o aeroporto potiguar superou a meta estabelecida pelo governo
federal.
Na média geral, o terminal do
RN atingiu a nota 4,09 numa escala de 1 a 5, onde 4 é uma meta nacional
pactuada entre a Secretaria de Aviação Civil e os gestores locais. Na primeira
avalição, nos meses de julho, agosto e setembro de 2014, o aeroporto de Natal
obteve 3,86. Em menos de um ano a avaliação cresceu 6%.
“A melhoria da infraestrutura
e do atendimento é algo que beneficia diretamente o turismo e favorece a
geração de emprego e renda”, disse o ministro Henrique Alves. O avião é hoje o
principal meio de transporte dos turistas brasileiros, de acordo com estudo do
Ministério do Turismo. Mais da metade (56,8%) dos viajantes que afirmaram ter
intenção de arrumar as malas pelos próximos seis meses, o fará de avião.
A lista em que o Aeroporto
Internacional Governador Aluízio Alves aparece em primeiro lugar, entre os
pesquisados, tem itens como “transporte público” (4,52), “cordialidade dos
funcionários da emigração” (4,94), “tempo de fila na emigração” (4,94), conforto
na sala de embarque (4,60), “limpeza geral do aeroporto” (4,69),
disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,67), “disponibilidade de
sanitários” (4,48), “cordialidade dos funcionários do aeroporto” (4,81),
“distância caminhada no terminal de passageiros” (4,67), “disponibilidade de
meio-fio” (4,83) e “facilidade de encontrar o caminho no aeroporto” (4,71).
Ao todo, 48 índices de
satisfação são medidos trimestralmente. Para a edição do 2º trimestre de 2015,
foram consultados 12.701 passageiros em áreas de embarque e desembarque de 15
aeroportos brasileiros, que concentram 80% da movimentação no Brasil.
O nível de confiança da
pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.
Os resultados geram relatórios
personalizados, que são enviados aos 15 aeroportos pesquisados. A ferramenta,
construída com base na opinião dos passageiros, se transformou em aliada no
diagnóstico, administração e gestão aeroportuária no país, subsidiando a
melhoria da oferta de serviços no transporte aéreo.
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