SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sesap confirma morte de menino por raiva no RN

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a morte de uma criança de um ano e oito meses vítima de raiva humana no estado, ocorrida neste domingo (30). De acordo com o órgão, o menino vivia na Paraíba e recebia atendimento na rede pública de saúde do RN.

Segundo a Subcoordenadoria de Vigilância Animal da Sesap (Suvam), o caso só foi confirmado na última sexta-feira (28), após a realização de exames pelo Instituto Pasteur, em São Paulo. O menino deu entrada na rede de saúde do RN no dia 20, quando foi levado por parentes até o Hospital Monsenhor Pedro Moura, em Nova Cruz/RN, após ser mordido por um gato no município de Jacaraú, na Paraíba. Na ocasião, ele apresentava desidratação, vômito, febre, dispnéia e hipertensão arterial.

Ainda segundo a Suvam, a criança foi transferida no mesmo dia para o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, já apresentando agressividade, irritabilidade e fotofobia sensibilidade à luz). De lá, ele foi levado para o Hospital Monsenhoe Walfredo Gurgel, onde realizou uma tomografia computadorizada do crânio, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Sesap explicou que já no Walfredo Gurgel foi iniciado o protocolo de tratamento de raiva humana, o mesmo que foi usado em outros dois casos de humanos que sobreviveram à raiva, nas cidades de Floresta, em Pernambuco, no ano de 2008; e Milwaukee, nos Estados Unidos, em 2004. A secretaria notificou ainda o estado da Paraíba, que deu início à investigação na residência do menino. Quatro pessoas que também foram mordidas pelo gato em Jacaraú, bem como do pai do menino, que também foi atacado pelo animal.

Raiva animal no RN
O último caso de raiva humana registrado no RN ocorreu em 2010, no município de Frutuoso Gomes. Na ocasião, o animal transmissor foi um morcego.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, em 2015 já foram diagnosticados laboratorialmente 26 casos de raiva animal em 14 municípios. São eles: Acari, Caicó, Ceará-Mirim, Encanto, Monte Alegre, Natal, Pau dos Ferros, Pedro Velho, Riacho de Santana, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Várzea. Os animais acometidos foram, sobretudo bovinos (12 casos) e morcegos não hematófagos (9 casos). Além desses animais, também chama a atenção o caso de raiva canina ocorrido em Caicó. Os outros animais acometidos foram: suínos, um cavalo e uma raposa.

A raiva é uma doença transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. Ela se caracteriza como uma encefalite (infecção no cerébro) progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100% dos casos.

No Brasil, caninos e felinos constituem as principais fontes de infecção nas áreas urbanas.


A Sesap reforça a necessidade de vacinar os animais domésticos anualmente contra a raiva, bem como evitar se aproximar de animais desconhecidos. A partir da suspeita de raiva em um animal, a recomendação é procurar a Secretaria de Saúde de seu município.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente