SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 29 de agosto de 2015

Com delegacias lotadas, presos vão para penitenciária interditada no RN

A superlotação das delegacias de Natal fez a Justiça do Rio Grande do Norte autorizar a transferência de 25 presos para uma das 11 unidades prisionais interditadas no estado. O Presídio Provisório Raimundo Nonato, ou Cadeia Pública de Natal - como é conhecido o local - não pode receber detentos desde o dia 8 de junho por determinação judicial. A decisão foi tomada após o registro de um motim na delegacia de plantão da Zona Norte.

O juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais, assinou a autorização para a ida de 25 presos do Centro de Detenção Provisória de Pirangi para o Presídio Provisório Raimundo Nonato. Em contrapartida, 25 homens que estavam custodiados nas delegacias de plantão das zonas Norte e Sul de Natal, foram levados para o CDP de Pirangi.

"Não tem o que fazer. Ou a polícia para de prender e a população sofre, ou recebemos os presos com o presídio superlotado", justifica. De acordo com o magistrado, os juízes estão sendo pressionados a soltar presos quando houver condições.

A delegacia de plantão da Zona Norte chegou a registrar um motim durante a noite desta sexta. Uma policial civil foi agredida e sofreu um ferimento na mão depois que os presos se rebelaram. No local, 20 homens ocupavam um espaço construído para quatro pessoas. Do local saíram nove presos com destino ao CDP de Pirangi. Da delegacia de plantão da Zona Sui saíram mais 14 homens.

O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte possui atualmente 8.000 presos para 3.700 vagas. Das 33 unidades prisionais, 11 foram interditadas pela Justiça e não podem receber novos internos.


A lista inclui a Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega (Pereirão), Cadeia Pública de Natal, Penitenciária Estadual de Alcaçuz e Presídio Rogério Coutinho Madruga (em Nísia Floresta), Cadeia Pública de Caraúbas, Cadeia Pública de Nova Cruz, Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, além da Penitenciária Estadual de Parnamirim e os três CDPs de Parnamirim.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente