sábado, 1 de agosto de 2015

Astrônomos confirmam descoberta do planeta rochoso mais próximo fora do nosso Sistema Solar

Planeta HD 219134b tem constituição basicamente rochosa, mas temperatura de 427 graus Celsius, por estar muito próximo de sua estrela.
Um novo sistema de exoplanetas, perto do nosso sistema solar, foi descoberto por astrônomos da Universidade de Genebra, segundo um anúncio feito nesta quinta-feira pela instituição.

Situado na constelação de Cassiopeia, o sistema de exoplanetas (do lado de fora do sistema solar) é composto por três super terras — os exoplanetas têm uma massa de entre 1 e 10 vezes a da Terra — de um planeta gigante e sua estrela em comum, um pouco mais fria do que o nosso Sol.

O mundo recém-descoberto ainda não tem um nome — por enquanto, ele é chamado apenas de HD 219134b. O planeta foi detectado pela primeira vez pelo Telescópio Nacional Galileo, nas Ilhas Canárias. O Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, confirmou a descoberta.

O novo sistema está relativamente perto de nós, a uma distância de 21 anos-luz da Terra. Para se ter uma ideia, a estrela mais próxima de nosso sol está a três anos-luz e, a segunda, a seis anos-luz.
Ilustração criada por artista da NASA mostra silhueta do planeta rochoso enquanto ele passa na frente de sua estrela
Este planeta é tão importante porque será fácil para os cientistas estudarem-no da Terra. O planeta fica no ângulo certo quando ele passa na frente de seu sol, o que permitirá que os astrônomos aprendam muito sobre o tamanho e a composição do planeta.

O exoplaneta passa logo entre sua estrela e a Terra, ocasionando o fenômeno chamado de “trânsito”, uma espécia de mini-eclipse. O fenômeno do trânsito é uma vereda para os pesquisadores, a quem permite estimar o raio do planeta graças à sombra projetada sobre a estrela pelo eclipse. O raio é indispensável para o cálculo da densidade e a definição da composição da atmosfera.

O resultado de todas estas medições é que o planeta tem 4,5 vezes mais massa do que a Terra, com um diâmetro 1,6 maior. Sua densidade se aproxima à da Terra e sua composição é basicamente terrestre.

O planeta gira em torno de sua estrela em três dias. Sua temperatura é de cerca de 427 graus Celsius. Por ser extremamente quente, o mundo é pouco compatível com a vida.

O Globo