SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Governo do RN deverá renovar Estado de Emergência em 153 municípios

A grave situação das reservas hídricas devem determinar a renovação do Estado de Emergência em 153 municípios do RN a partir de 4 de outubro. Esse deverá ser teor principal do relatório que a Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) levará, junto com a Defesa Civil, ao governador Robinson Faria até o final de setembro.

O quadro e estratégias de racionamento da água foram debatidos na tarde de quarta-feira (5)  em Assu  durante uma reunião pública sobre do Sistema Hídrico Curema-Açu e perspectivas de uso da água do Açude Armando Ribeiro Gonçalves. O encontro foi realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), com o objetivo de debater a crise hídrica na região. 

Segundo o levantamento apresentado, cerca de 34% dos 47 açudes  com mais de cinco milhões de metros cúbicos monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) já apresentam “volume morto” (sem nível natural de saída de água).  A ausência das chuvas deve elevar o percentual para 60 % até o final do ano.

De acordo com dados do Igarn, um otal de 13 açudes estão secos; 25% tem reservas que devem durar até quinze meses e o Armando Ribeiro Gonçalves está com apenas 26% da capacidade total

“Diante disso já começamos a debater novas regras para utilização da água para o próximos meses pois a previsão é que teremos um ano de seca em 2016. Devemos alertar a população  para a economia de água”, alerta o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França.

O titular da Semarh afirma que desde janeiro o Governo do Estado vem implementando medidas para minimizar a situação. A principal delas é a perfuração e recuperação de 371 poços.

Durante a reunião em Assu foram realizadas simulações para utilização racional da água nas regiões mais afetadas. “Esperamos apontar soluções técnicas eficazes de utilização que terá fiscalização e monitoramento do Governo do Estado. Tudo será decidido em nova reunião daqui a cerca de 20 dias que será marcada pela Agência Nacional de Águas”, explica Josivan Cardoso, diretor do Igarn.

Fesde 9 de abril, data de publicação da Resolução nº 316/2015, estão em vigor as regras de operação para o Açude Armando Ribeiro Gonçalves, assim como as regras de restrição de uso para captações de água para irrigação e aquicultura tanto no açude quanto no rio Açu. Nos municípios potiguares de Jucurutu, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Assu e Afonso Bezerra as captações no Açude Armando Ribeiro Gonçalves podem acontecer às segundas, quartas e sextas. Para os municípios de Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Porto do Mangue; as captações no rio Piranhas-Açu estão autorizadas às terças, quintas e sábados.

Segundo o documento da ANA, enquanto o volume do Armando Ribeiro Gonçalves for inferior ao volume de alerta, de 576 hectômetros cúbicos (hm³), ou 576 bilhões de litros (24% da capacidade máxima), a vazão defluente deverá ser a mínima necessária para atender às demandas de abastecimento humano e dessedentação animal. Estes usos são prioritários em situações de escassez, como prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos. Em qualquer situação de armazenamento do açude, é preciso evitar a passagem de água do rio Açu para jusante das camboas (passagens molhadas) de Porto Carão, Jonas e Guarita Potiporã.

Como regra geral, as captações de água do açude e do rio Açu para empreendimentos de irrigação poderão operar em dias alternados, de acordo com a localização de cada um deles. Conforme a Resolução nº 316/2015, a irrigação através de captações fica limitada à área plantada de 5 hectares por família. Plantios de novas culturas irrigadas estão proibidos durante a vigência do documento, assim como o uso do método de inundação, que deverá ser substituído por técnicas mais eficientes no uso da água. Para o setor de aquicultura em tanques escavados, a Resolução da ANA autoriza a captação no Armando Ribeiro Gonçalves e no rio Açu por até 12 horas por dia.


Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente