Mesmo em crise de audiência, o
Jornal Nacional perde em número de telespectadores apenas para a novela das
21h. A trama exibida atualmente é Império, que marca cerca de 30 pontos todas
as noites.
Pois na quinta-feira (9), o
principal telejornal da Globo ganhou um novo concorrente no ranking do Ibope: a
propaganda eleitoral gratuita.
A reestreia dos programas de
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) registrou 20.3 pontos, frente aos 20.5
da primeira parte do JN.
Ou seja, empate técnico, assim
como estão empatados tecnicamente os dois presidenciáveis, de acordo as
primeiras pesquisas de intenção de voto para o segundo turno apuradas pelo
próprio Ibope e o Datafolha.
Vamos interpretar esse número:
20.3 de média equivale a 1 milhão e 320 mil domicílios com a TV sintonizada na
Globo durante os 20 minutos da propaganda eleitoral. De acordo com a
metodologia do Ibope, representa um contingente de 3 milhões e 900 mil pessoas.
O interesse em conferir o que
têm a dizer os dois postulantes à Presidência da República faz bem à
democracia. Uma parte significativa dos telespectadores deve ter aguardado um
festival de baixarias eleitoreiras. Não aconteceu. Dilma e Aécio trocaram
acusações, mas sem apelação.
Já no programa de ontem (sexta
10) o clima pesou. A presidente abordou a divulgação das gravações de áudio do
ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, sobre
o Petrolão, o escândalo de propinas da Petrobras.
Os marqueteiros do PT
acertaram: não havia como a candidata à reeleição se omitir. A repercussão dos
depoimentos tem sido estrondosa.
A tática adotada foi a mesma
de sempre: alegar que as investigações precisam ser concluídas e mostrar Dilma
como baluarte do combate à corrupção. Valeu mais pela rapidez na resposta ao
novo escândalo do que pelo conteúdo.
Aécio preferiu focar em seu
discurso de mudança e destacar realizações dos dois mandatos como governador de
Minas Gerais. Ele ainda está dominado pelo entusiasmo e o otimismo por ter
superado Marina Silva na corrida ao segundo turno.
Bons de Ibope
Não foi apenas a Globo que
teve boa audiência com a reestreia da propaganda eleitoral na noite de
quinta-feira (9). A maioria das outras emissoras registrou bons números.
Na Record, o embate da petista
e do tucano alcançou 6.4 pontos. Índice maior do que vários programas exibidos
em seguida na faixa nobre, como a novela Vitória (5.3) e a série Plano Alto
(3.4).
O SBT teve ganho ainda maior:
9.7 pontos. Foi o segundo programa mais visto no canal de Silvio Santos naquele
dia. Perdeu apenas para a novela infantil Chiquititas (10.6 na primeira parte,
antes da interrupção para a propaganda política, e 9.5 na continuação).
Para a Band, Dilma e Aécio
renderam 1.7 ponto, empate técnico com o Agora é Tarde, talk show de Rafina
Bastos (1.6).
Na RedeTV! o primeiro programa
do segundo turno não repercutiu: apenas 0.5 ponto.
Terra
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