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domingo, 12 de outubro de 2014

Horário político empata com Jornal Nacional

Mesmo em crise de audiência, o Jornal Nacional perde em número de telespectadores apenas para a novela das 21h. A trama exibida atualmente é Império, que marca cerca de 30 pontos todas as noites.

Pois na quinta-feira (9), o principal telejornal da Globo ganhou um novo concorrente no ranking do Ibope: a propaganda eleitoral gratuita.

A reestreia dos programas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) registrou 20.3 pontos, frente aos 20.5 da primeira parte do JN.


Ou seja, empate técnico, assim como estão empatados tecnicamente os dois presidenciáveis, de acordo as primeiras pesquisas de intenção de voto para o segundo turno apuradas pelo próprio Ibope e o Datafolha.

Vamos interpretar esse número: 20.3 de média equivale a 1 milhão e 320 mil domicílios com a TV sintonizada na Globo durante os 20 minutos da propaganda eleitoral. De acordo com a metodologia do Ibope, representa um contingente de 3 milhões e 900 mil pessoas.

O interesse em conferir o que têm a dizer os dois postulantes à Presidência da República faz bem à democracia. Uma parte significativa dos telespectadores deve ter aguardado um festival de baixarias eleitoreiras. Não aconteceu. Dilma e Aécio trocaram acusações, mas sem apelação.

Já no programa de ontem (sexta 10) o clima pesou. A presidente abordou a divulgação das gravações de áudio do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, sobre o Petrolão, o escândalo de propinas da Petrobras.

Os marqueteiros do PT acertaram: não havia como a candidata à reeleição se omitir. A repercussão dos depoimentos tem sido estrondosa.

A tática adotada foi a mesma de sempre: alegar que as investigações precisam ser concluídas e mostrar Dilma como baluarte do combate à corrupção. Valeu mais pela rapidez na resposta ao novo escândalo do que pelo conteúdo.

Aécio preferiu focar em seu discurso de mudança e destacar realizações dos dois mandatos como governador de Minas Gerais. Ele ainda está dominado pelo entusiasmo e o otimismo por ter superado Marina Silva na corrida ao segundo turno.

Bons de Ibope

Não foi apenas a Globo que teve boa audiência com a reestreia da propaganda eleitoral na noite de quinta-feira (9). A maioria das outras emissoras registrou bons números.

Na Record, o embate da petista e do tucano alcançou 6.4 pontos. Índice maior do que vários programas exibidos em seguida na faixa nobre, como a novela Vitória (5.3) e a série Plano Alto (3.4).

O SBT teve ganho ainda maior: 9.7 pontos. Foi o segundo programa mais visto no canal de Silvio Santos naquele dia. Perdeu apenas para a novela infantil Chiquititas (10.6 na primeira parte, antes da interrupção para a propaganda política, e 9.5 na continuação).

Para a Band, Dilma e Aécio renderam 1.7 ponto, empate técnico com o Agora é Tarde, talk show de Rafina Bastos (1.6).

Na RedeTV! o primeiro programa do segundo turno não repercutiu: apenas 0.5 ponto.


Terra

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