SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Copa do Qatar deve antecipar fim do Brasileiro e levar Champions a junho

A Copa do Mundo-2022 provocará uma verdadeira revolução no calendário da elite do futebol mundial caso seja mesmo disputada entre novembro e dezembro.

A proposta de realizar o torneio entre novembro e dezembro, feita nesta terça-feira (24) pelo grupo de trabalhos da Fifa, e ainda pendente de aprovação do comitê executivo da entidade, obrigará a pesados ajustes nos principais campeonatos interclubes no planeta.

Isso acontece porque, ao contrário do Brasil, a maior parte dos países europeus não adotam um calendário anual, mas sim uma temporada que começa no fim de agosto/começo de setembro e termina em maio. 

Tradicionalmente, o Mundial é realizado no período de férias dos maiores clubes do mundo, onde estão Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e os outros craques. Agora, coincidirá com o período normal de temporada.

Esse é o motivo pelo qual a ECA (Associação Europeia de Clubes) e a Epfl (Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional) criticaram a possível transferência da data da Copa-2022 para o fim do ano.

“Esta é a pior solução para os campeonatos nacionais europeus, que eu tenho que defender. Imagine o que vai acontecer na França, Alemanha, Espanha, Itália… Vamos parar no início de novembro, depois de 13 ou 14 dias do campeonato. E vamos voltar dois meses depois, em janeiro”, disse o presidente da Epfl, Frederic Thiriez.

Para se permitirem essa paralisação de dois meses e não perderem o número de clubes participantes, os principais campeonatos nacionais da Europa teriam de mudar seu período de disputa.

Uma possibilidade seria a temporada 2021/22 começar no início de agosto e terminar no fim de junho. Isso reduziria o período de férias e de pré-temporada dos jogadores para a temporada seguinte.

A Uefa já admitiu a possibilidade de mudar a transferir a final da Liga dos Campeões da Europa, sua principal competição, de maio para junho.

Outro torneio que teria de ter a data alterada seria o Mundial de Clubes, já que o torneio normalmente é disputado em dezembro e coincidiria com a Copa-2022.

Para reduzir o tamanho da transformação do calendário, o próprio grupo de trabalhos da Fifa sugeriu que a Copa das Confederações, um ano antes do Mundial de seleções, seja disputada em outro país, que não o Qatar, e seja mantida em junho e julho.

Se a Copa fora do período usual transformará o calendário europeu, no Brasil o impacto seria menor. A mudança fará com que o Campeonato Brasileiro não tenha que ser paralisado durante o Mundial. Bastará antecipar um pouco o seu encerramento.

A proposta de definição das datas da Copa será discutida na próxima sessão do comitê executivo da Fifa, programada para os dias 19 e 20 de março deste ano na sede da entidade, em Zurique, Suíça.


Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente