Pesquisa do IPDC/Fecomércio RN
revelou que nove em cada dez consumidores não precisam sair da cidade para
comprar o que precisam

Os dados foram apresentados na
tarde desta sexta-feira, 09.08, na Casa do Comércio de Currais Novos (que sedia
o Sindivarejo e a CDL da cidade), pelo presidente do Sistema Fecomércio RN,
Marcelo Fernandes de Queiroz. O presidente do Sindivarejo Currais Novos, Hélder
Araújo; e a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe Galvão, a Lôra do
Gás; receberam das mãos de Queiroz uma cópia do relatório da pesquisa, que
disse que “Com esta pesquisa, estamos reafirmando nosso compromisso, por meio
do Sistema Fecomércio RN, de sermos parceiros do desenvolvimento social e econômico
da cidade”.
Estiveram presentes no evento
o vice-presidente da Fecomércio RN, Itamar Maciel; o diretor Executivo da
Fecomércio RN, Jaime Mariz; a diretora Regional do Sesc RN, Jeane Amaral; e o
diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio; a diretora Jovem da CDL
Currais Novos, Adriana Souza; além de empresários e políticos.
Quando questionados sobre a
facilidade de encontrar os produtos que procuram no comércio da cidade, a
maioria (85,6%) dos consumidores afirma que “sempre acha o que precisa”. Apenas
14,4% dos entrevistados responderam que precisam ir até outros municípios
porque não encontram o que procuram no comércio local.
Quando precisam sair da cidade
para comprar algum produto, o preço (46,7%) e a variedade (35,1%) são os
maiores motivadores para os entrevistados. Com relação ao local, a capital,
Natal, é a primeira opção, com 79,4% das respostas. Caicó (10,7%), Santa Cruz
(7,1%), Mossoró (2,4%) e Acari (2%) também foram citadas como opções. Em
relação ao valor médio por compra gasto em outras cidades, a pesquisa apontou
R$ 329,55.
Apenas 19,6% dos consumidores
responderam que encontram algum tipo de dificuldade no momento da compra na
cidade. As principais foram com relação ao atendimento (46,6%); pouca variedade
de produtos (17%); produtos com defeito (13,6%); falta de vagas de
estacionamento (5,7%); filas (4,7%); preços praticados (4,5%); e forma de
pagamento (3,4%).
O estudo indica ainda que, de
uma maneira geral, o comércio de Currais Novos foi bem avaliado pelo público
consumidor, já que 68,4% deles o consideram bom ou ótimo; e que cerca de 75%
afirmam que ele atende às suas necessidades. A boa localização das lojas no
município foi o quesito com maior nível de aprovação, cravando 84,2% de ótimo e
bom. São citadas também a estrutura (64,2% de aprovação); qualidade dos
produtos (77,3% responderam que é ótima/boa); forma de pagamento (74,7%,
consideram ótima/boa).
Entre os pontos passíveis de
melhoria, estão o atendimento (38,5%); oferta de variedade de produtos (21,2%);
preços praticados (15% dizem que eles precisam cair); e ampliação das vagas de
estacionamento (3,1%).
“É uma pesquisa inédita, com
resultado muito positivo, e que vai servir de balizamento para ações que os
comerciantes possam planejar visando melhorar ainda mais a satisfação dos
nossos clientes”, avaliou o presidente do Sindivarejo Currais Novos, Hélder Araújo.
Já a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe Galvão, destacou a
importância do documento. “Uma pesquisa é um serviço com um alto custo, e que
tivemos o apoio da Fecomércio para realizar. E apesar dos resultados bastante
positivos, uma coisa que me surpreendeu foi o atendimento que não teve uma
avaliação tão boa. Mas vamos agora trabalhar para melhorar”, completou.
“Chega a ser desnecessário
dizer da importância de uma pesquisa como esta, que pode servir de importante
balizador para as ações do Poder Público e, claro, dos empresários do comércio
varejista local. Em um momento de nos reinventarmos, de buscarmos caminhos para
retomar o crescimento de nossas vendas, não tenham dúvidas de que conhecer o
nosso cliente, o que ele pensa, o que deseja e o que ele quer que mudemos é
fundamental”, finalizou Marcelo Queiroz.
Fecomércio RN
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