Presidente do Sistema
Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, apresentou detalhes do levantamento inédito à
imprensa, autoridades e empresários locais na quinta, 10
Cerca de 90% do público
presente ao Mossoró Cidade Junina deste ano, exatos 89,6%, têm a intenção de
voltar à capital do Oeste potiguar no evento em 2018. Além disso, 96,2%
disseram que indicariam o evento a amigos e familiares. O gasto médio
individual de turistas e visitantes ficou em torno dos R$ 107 por dia e o dos
moradores da cidade ficou acima dos R$ 46 por pessoa/dia, chegando a movimentar
R$ 47 milhões ao longo de todo o evento. Os dados fazem parte de um
levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio
da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (IPDC/Fecomércio
RN), que esteve na capital da região Oeste durante os festejos juninos e entrevistou
500 pessoas.
Os detalhes da pesquisa foram
apresentados na tarde da quinta-feira, 10, pelo presidente do Sistema
Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, na Prefeitura de Mossoró, à prefeita, Rosalba
Ciarlini, secretários municipais, empresários e à imprensa. O levantamento foi realizado em parceria com
o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró. De acordo com seu presidente,
Michelson Frota, trata-se de uma ferramenta decisória importante para todos os
envolvidos no Cidade Junina. “Nós temos muito clara a percepção da importância
não apenas cultural, mas, sobretudo, econômica do Cidade Junina para a cidade.
O estudo do IPDC só reafirma isso, com números”, diz ele.
“Os dados nos permitem
entender melhor o que o consumidor do Mossoró Cidade Junina espera da festa, o
que elogiou e, principalmente, o que criticou para que o empresariado local e
os Poderes Públicos possam levar adianta o processo de constante aperfeiçoamento
que precisa estar na ordem do dia de um evento desta magnitude. Melhorar e
conseguir encantar cada vez mais o público gera fidelidade e a conquista de
novos frequentadores do evento que já é, reconhecidamente, um dos grandes
atrativos turísticos de Mossoró e grande responsável por gerar emprego e renda
na cidade”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O nível de aprovação do evento
foi alto, com uma nota média de 7,9 (sendo 10 a nota máxima). O item Hospedagem
foi o melhor conceituado, com nota média de 8,68; os Locais de alimentação vêm
logo depois, com média 8,05; seguido dos Atrativos históricos e culturais da
festa, com nota média 8. O Acesso ao local do evento e o Espaço físico aparecem
na 4ª e 5ª posição, com médias 7,79 e 7,66; respectivamente. Em seguida, vêm a
Divulgação da festa (7,63), a Diversão na cidade (7,58), e a Segurança durante
a festa (7,24), que também foi elogiada.
Em contrapartida, alguns itens
apresentaram notas inferiores à média geral, como Transportes durante a festa
(6,01%), Decoração da cidade (6,61%), Organização da cidade (6,82%) e
Infraestrutura (6,90%).
O levantamento do IPDC da
Fecomércio também apontou que os Atrativos turísticos foram o item que mais
agradou ao público. Eles foram citados por 43% dos entrevistados. Em segundo
lugar aparece a Organização das atrações, com 21,4%. As Atrações em geral
promovidas pelo evento surgem na terceira posição, como um dos pontos que mais
deixaram o público satisfeito, com 17,4% das citações, seguidas pela segurança
do evento (14,6%), infraestrutura (11,2%), animação/decoração (5,2%), comércio
(4,6%), limpeza pública (3,8%), atendimento (3,8%), movimento da cidade (2,2%),
culinária (1,4%) entre outros.
A pesquisa apresentou o gasto
médio por dia do público, tanto dos mossoroenses quanto dos que não residem na
cidade. Os turistas, representados por 26%, desembolsaram R$ 107,79, e os
mossoroenses, com a maior porcentagem de presença (74%), gastaram R$ 46,84. O
valor foi distribuído em itens como alimentação, transporte, diversão e
compras.
O levantamento identificou
também que a maior parte do público da festa (84,4%) já havia participado das
comemorações juninos na cidade em anos anteriores. Isso demonstra o apego das
pessoas ao evento. Existe, no entanto, um número importante de participantes
(15,6%) que visitaram o Mossoró Cidade Junina pela primeira vez, demonstrando
que a festa tem potencial para atrair pessoas que nunca estiveram no evento.
“Agora nós temos documentos
técnicos comprovando a viabilidade, o potencial que tem o Mossoró Cidade Junina
para gerar emprego e renda. A Fecomércio fez um trabalho muito detalhado do
quanto se movimenta no comércio. Para se ter uma ideia foi comprovado que
circularam R$ 47 milhões na nossa cidade.
Isso com um investimento que a prefeitura fez de R$ 4 milhões”, declarou
a prefeita que prevê maiores investimentos no próximo ano.
O relatório completo da
pesquisa está disponível no endereço: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas.
Fecomércio RN
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