SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 2 de abril de 2013

CINQUENTENÁRIO DAS 40 HORAS DE ANGICOS: UMA CIDADE QUE SE TRANSFORMA PELO SABER


 Na tarde desta terça feira, dia 02 de abril de 2013, exatamente 50 anos depois da experiência Paulo freire em Angicos, aconteceu no Auditório Central da Ufersa Angicos uma grande cerimônia de celebração do Cinquentenário das “40 horas de Angicos”, e ao mesmo tempo, um pacto novo pela valorização da educação e do magistério.

O evento contou com diversas personalidades estudiosas do saber freiriano, assim como com diversos políticos da cena regional, estadual e nacional.
Com a assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, houve discursos empolgados, como o da Secretária de Educação do Estado, professora Betânia Ramalho Leite, que representou a governadora, e da deputada federal fátima bezerra [PT].
Na abertura do evento aconteceu uma apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, que contou através de glosa popular, a trajetória de Paulo Freire.

No final do evento, aconteceu  a conferência “AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?”, proferida pelo ex-coordenador de círculo de cultura, Dr. Marcos José de Castro Guerra.

 Mais informações e todas as fotos em breve.


As atividades do primeiro dia de comemorações serão encerradas em frente à Escola Estadual José Rufino, memória viva da experiência, a partir das 19h, com apresentações teatrais, círculo de cultura, exibição do filme “40 horas de Angicos” e documentário produzido pelo núcleo de referência da História e Memória da EJA/UFRN, com entrevistas a ex-alfabetizandos.

Um comentário:

  1. Olá amigo Carlos,
    Nossa cidade vivenciou hoje um dos momentos mais importante da história educacional Angicos as 40 horas do método Paulo Freire, momento ímpar, ouvi atentamente os discursos,mas uma coisa me chamou a atenção, o prefeito em seu discurso falou da prioridade da educação, mas não entendo essa prioridade, pois concluímos uma especialização e não fomos contemplados no quadro como especialistas, isso chama-se prioridade, qual o incentivo que temos, estamos brigando na justiça por um direito nosso que está assegurado em nosso plano. Vale lembrar que até 2009 quem fez pós, foi contemplado.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente