SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 DE NOVEMBRO: A REPÚBLICA COMEÇA

Ainda na escola, aprendemos que o dia 15 de novembro é um feriado nacional, por motivo de nessa mesma data em 1889, ter acontecido a Proclamação da República no Brasil, que até então, pertencia a Portugal. Esse episódio, pois fim a monarquia no Brasil. O Imperador Dom Pedro II era quem mandava e desmandava por aqui.


A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, que até então, era a capital do império no Brasil, na praça da aclamação, hoje conhecida como praça da república localizada no centro da cidade como um golpe de estado sem uso de violência, por parte de um grupo de militares liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

Dom Pedro II


Dom Pedro II estava muito doente e foi deposto juntamente com o Presidente do conselho de ministros do império, Visconde de Ouro Preto pelos militares liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca. A partir desse dia foi instituído um “Governo Provisório” tendo como Presidente da República o Marechal Deodoro e como vice o Marechal Floriano Peixoto.

A partir daí nascia o feriado nacional de 15 de Novembro. Uma curiosidade: a Proclamação da República iria acontecer no dia 20 de novembro, mas por conta de um falso boato de que o Marechal Deodoro seria preso, esse dia teve que ser antecipado. O boato foi plantado pelos republicanos para “forçar” o Marechal a levantar-se contra o império, o que até então ia contra as idéias de Deodoro da Fonseca.


O boato deu certo e assim o Marechal Deodoro juntou-se aos republicanos e proclamou a República com a frase: “Viva a república!”. O império já perdera aquela altura a credibilidade entre todos.

Marechal Deodoro da Fonseca


O Marechal Deodoro, que era Alagoano, foi o 1º Presidente do Brasil, governou até 1891, foi sucedido por Floriano Peixoto, faleceu em agosto de 1892. Vítima de dispnéia (dificuldade de respiração ou falta de ar) que o impedia de dormir. Foi enterrado num jazigo familiar no Cemitério do Caju, mas teve seus restos exumados e transferidos para um monumento na Praça Paris, no Rio de Janeiro, em 1937.


No dia 15 de novembro também se comemora o dia do joalheiro e o dia do esporte amador no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente