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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa Conexões de Saberes abre Ciclo de Formação em Angicos




A questão do preconceito racial centralizou as discussões na abertura do 1º Ciclo de Formação do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido na manhã de ontem, quinta-feira, 11, no Campus de Angicos, com a palestra “A profissão: campo de possibilidades para a construção e reconstrução da identidade do sujeito negro(a)”, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Francisca Ramos Lopes, da UERN/Assú. A solenidade aconteceu no Auditório da Câmara Municipal, com a participação dos estudantes e professores que integram o Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a da Universidade e as comunidades populares.

Para a professora doutora Francisca Ramos, palestrante convidada, tratar da questão étnicorracial representa a oportunidade de trazer à tona a discussão sobre a diversidade, um assunto novo que está inserido em todas as áreas do conhecimento. “Está de parabéns o Programa Conexões de Saberes ao promover essa discussão que é de grande importância para a formação do sujeito como um todo”.

Na opinião da professora Francisca Ramos, a realidade do negro ainda é de luta, de herança, de busca pelo espaço social. “As pessoas ainda não conseguem compreender que a cor não é sinônimo de inferioridade, de incompetência”, alerta, acrescentando que o negro tem lutado cada vez mais para conquistar seus espaços. “O sujeito negro resiste, busca e chega lá aonde ele quer”, resume. A professora acredita ainda que debater a questão é mais uma forma de ajudar nesse processo de superação e conscientização, inclusive, na universidade.

Para os bolsistas do Conexões de Saberes da UFERSA Angicos, em apenas dois meses, o Programa já trouxe resultados no que se refere a atuação da Universidade no município. “Estamos atuando no Alto da Alegria, uma área carente de Angicos, viabilizando uma conexão bastante positiva entre a UFERSA e essa comunidade”, opinou Wallas Douglas de Macedo Souza, do quarto período do curso de Ciência e Tecnologia.

Outra estudante que reconhece a importância do Conexões de Saberes é a estudante Rutilene Rodrigues, também do curso de Ciência e Tecnologia. “Está sendo de grande importância na minha vida acadêmica pela experiência de conhecer pessoas novas e realizar um trabalho voltado para inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais”, informa.


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