SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOVERNO FEDERAL NÃO FARÁ INTERVENÇÃO NO WALFREDO GURGEL


"Não há necessidade de qualquer tipo de intervenção federal na saúde do Rio Grande do Norte", informou Alzira de Oliveira Jorge, representante do Ministério da Saúde, que esteve reunida ontem com a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário Isaú Gerino, a promotora da saúde Iara Pinheiro, membros do Fórum de Defesa da Saúde e técnicos da Secretaria Municipal da Saude. A representante federal esclareceu que, "em princípio, não existe para o Ministério da Saúde a alternativa de intervenção federal" e que a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde continuará realizando os repasses pactuados com Estado e orientando a gestão nas ações de enfrentamento, durante todo o Decreto de Calamidade.

 Alzira Jorge informou que, mesmo assim, a pasta receberá para análise o pedido de intervenção federal feito pelo Conselho Regional de Medicina em audiência que será realizada na próxima semana em Brasília. "Isso está dentro dos nossos procedimentos normais". Na reunião realizada pela manhã e tarde, ontem, na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Alizira Jorge, que é diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério, manifestou apoio federal ao Plano de Calamidade na Saúde, decretado pelo governo em 5 de julho. Mas também veio acompanhar e cobrar as ações do estado a partir dos recursos federais liberados em 12 de julho no valor de R$ 86 milhões a partir de um decreto assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para implementar medidas urgenciais.


SOS Emergência

Após a reunião, a governadora enfatizou a palavra "acompanhamento" ao invés de "cobrança". "Esta visita do Ministério da Saúde faz parte de um pedido encabeçado por nosso governo após a decretação da calamidade para tentar diminuir os efeitos de uma ação que todos sabemos que é muito antiga". Segundo a governadora, a representante do Ministério veio reafirmar o apoio ao Plano de Enfrentamento aos serviços de urgência e emergência no estado e garantir ao Rio Grande do Norte a entrada do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a partir do dia 9 de outubro, dentro do Plano SOS Emergência, executado pela União, quando contará com a presença da Coordenação o programa e de um apoiador do Ministério da Saúde naquela unidade hospitalar. "O Ministério da Saúde está acompanhando todo o Plano e nós estamos aqui para garantir o RN no SOS Emergência, apoiando as ações e discutindo as dificuldades e soluções", disse Alzira Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente