Os
bancários entraram e greve e os institutos de defesa do consumidor já iniciaram
a orientação aos consumidores.
Segue
a nota do Procon Municipal de Natal.
Em
virtude da greve dos bancários, anunciada para ser deflagrada a partir de
18/09, o PROCON NATAL orienta os consumidores:
•
A greve não tira a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários
ou qualquer outra cobrança.
•
O fornecimento da segunda via de boleto, faturas ou alternativas para que seja
efetuado o pagamento das dívidas, mesmo diante da greve, é obrigação do
fornecedor.
•
O consumidor deve procurar as empresas emissoras dos boletos e solicitar a
segunda via de cobrança ou outras opções para efetuar o pagamento, como por
internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos
caixas eletrônicos e outros.
•
Podem ser feitas, por exemplo, a emissão da segunda via por fax ou e-mail ou,
ainda, a prorrogação da data de vencimento a fim de evitar cobranças de juros,
multas ou a suspensão da prestação serviços.
•
O consumidor deve anotar o número do protocolo de atendimento, nome do
atendente, data e hora, ou, ainda, documentar através de e-mail. Isso é
importante para o caso do consumidor se sentir prejudicado e precisar recorrer
ao PROCON.
Reclamações
e denúncias podem ser feitas no PROCON NATAL – Rua Vigário Bartolomeu, 542 –
Cidade Alta, ou através dos telefones (84) 3232-9050, (84) 3232-9051 ou (84)
3232-9052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
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