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quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto da Sedec para concessões contempla dois portos, duas rotas de ferrovia e BR-304

Foto: Alberto Leandro
O titular da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Paulo Roberto Cordeiro, garantiu que projetos portuários, ferroviários e rodoviários do Rio Grande do Norte serão aceitos pelo Governo Federal para serem contemplados no plano federal de concessões. Cordeiro vai à Brasília no próximo dia 7 de julho e apresentar os projetos ao ministro de Planejamento, Nelson Barbosa, e dos Portos, Edinho Araújo.

“Não existe essa possibilidade de não aceitar, o Governo Federal vai aceitar. O Governo Federal não gasta nada para fazer isso, nós estamos levando projetos para a iniciativa privada e o nosso trabalho será que os potenciais investidores escolham nós”, garantiu o secretário que afirma que o RN não ficou de fora do Programa de Investimento em Logística (PIL) 2. 

Segundo Paulo Cordeiro, o PIL 2 é composto por projetos incluídos pelo PIL 1, lançado em 2013, e mais alguns novos projeto. No PIL 1, o RN não encaminhou projetos “por falta de articulação do governo estadual e não foi prioridade do governo federal incluir”.

Paulo Cordeiro apresentou estudos desenvolvidos na Sedec (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Paulo Cordeiro apresentou estudos para serem incluídos nas concessões  (PortalNoar)
“Quando o ministro anunciou o plano e deixou aberta a entrada de novos projetos, nós corremos atrás. As concessões têm projetos viáveis ou não e quem decidi isso é o empresário, o empreendedor privado que procura os projetos lucrativos, mas temos projetos. Para ser privatizado, tem que ter alta demanda. Vamos defender as concessões, mostrar os projetos, o que existe para que o empresário, depois, faça análises e o estudo de viabilidade”, justificou.

O secretário da Sedec detalhou o Plano de Investimento e Logística que será apresentado aos ministros em Brasília com investimentos em quatro setores: porto, ferrovias e rodovias. Os projetos têm sugestões da Companhia de Docas e da Federação das Indústrias do RN.

Portos 
Na apresentação, será abordada a ampliação com aprimoramento logístico terrestre aquaviário para o escoamento a granéis de combustíveis e minerais. É previsto a construção do Porto do Mangue, em Porto do Mangue, em formato offshore, ou seja, longe da costa. Seria uma plataforma de 12 km, com uma fenda natural, com capacidade de receber navios de 170 mil toneladas, nos 92 hectares. Para que o porto seja viabilizado, também haverá de ter a concessão de ferrovia e uma termoelétrica. O tempo da obra seria de três anos.

Um novo porto em Natal também será apresentado. Localizado no outro lado do rio Potengi, o terminal seria o mais bem abrigado do Nordeste, sem interferência de vento e das águas, podendo receber qualquer navio cargueiro. O porto teria 2.500 metros de extensão, 600 metros de retroárea, o canal teria 250 metros de largura e 19 metros de profundidade. Para a entrada de navios de grande porte, a Ponte Newton Navarro deverá ter as defensas, que será incluída no projeto de concessão. Além disso, para viabilizar o projeto, existe a obrigatoriedade de construção da terceira ponte, um ramal ferroviário e uma rodovia de acesso. Neste projeto, é previsto um parque como compensação ambiental, que de acordo com Paulo Cordeiro, teria os moldes do Central Park, de Nova York. Só o novo Porto de Natal custaria R$ 1,5 bilhão e toda a obra, seria um investimento de 1 bilhão de euros.

Ferrovias
Com orçamento de R$ 3 bilhões, o projeto de ferrovia contempla duas rotas para carga de granel e containers para transporte de minério, petróleo e grãos. A rota 1 – Norte/Sul, consiste no trajeto Porto do Mangue – Jucurutu – Cruzeta para escoamento de mineral. A rota 2  – Oeste/Leste, abrangeria Mossoró – Assu – Natal, com ramais para Areia Branca, Caraubas, Governador Dix-Sept Rosado e Guamaré, que teria uma característica multimodal, além de carregar minérios, carregaria frutas, produtos da agricultura, sal embalado, cerâmica, revestimentos. Minerais como calcário, feldspato, sal, ferro,tungstênio, em abundância na região, além do petróleo produzidos em Guamaré, seriam transportados pelas ferrovias.

Rodovias
O alvo principal do Governo do Estado a BR-304, no trecho Natal-Mossoró, com 280 quilômetros. O investimento seria de aproximadamente R$ 1 bilhão e por ser administrado pela iniciativa privada, seria cobrado uma taxa de pedágio.

Negociações
O secretário Paulo Roberto Cordeiro afirmou que está participando de várias rodadas de negociações e que os principais investidores nesses projetos seriam estrangeiros, já que os investidores brasileiros sofrem com a crise.

“Estou trabalhando nesses projetos desde fevereiro e estou conversando com grupos de chineses, já que por um acordo entre o governo brasileiro e chinês, a China irá investir 50 bilhões de dólares no Brasil. Estou conversando com três grandes grupos chineses estamos bem avançados”, afirmou. No dia 30 de junho, o secretário irá para São Paulo apresentar aos chineses a proposta do Porto de Natal.

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