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Foto: Alberto Leandro |
O titular da Secretaria do
Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Paulo Roberto Cordeiro, garantiu
que projetos portuários, ferroviários e rodoviários do Rio Grande do Norte
serão aceitos pelo Governo Federal para serem contemplados no plano federal de
concessões. Cordeiro vai à Brasília no próximo dia 7 de julho e apresentar os
projetos ao ministro de Planejamento, Nelson Barbosa, e dos Portos, Edinho
Araújo.
“Não existe essa possibilidade
de não aceitar, o Governo Federal vai aceitar. O Governo Federal não gasta nada
para fazer isso, nós estamos levando projetos para a iniciativa privada e o
nosso trabalho será que os potenciais investidores escolham nós”, garantiu o
secretário que afirma que o RN não ficou de fora do Programa de Investimento em
Logística (PIL) 2.
Segundo Paulo Cordeiro, o PIL
2 é composto por projetos incluídos pelo PIL 1, lançado em 2013, e mais alguns
novos projeto. No PIL 1, o RN não encaminhou projetos “por falta de articulação
do governo estadual e não foi prioridade do governo federal incluir”.
Paulo Cordeiro apresentou
estudos desenvolvidos na Sedec (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Paulo Cordeiro apresentou
estudos para serem incluídos nas concessões
(PortalNoar)
“Quando o ministro anunciou o
plano e deixou aberta a entrada de novos projetos, nós corremos atrás. As
concessões têm projetos viáveis ou não e quem decidi isso é o empresário, o
empreendedor privado que procura os projetos lucrativos, mas temos projetos.
Para ser privatizado, tem que ter alta demanda. Vamos defender as concessões,
mostrar os projetos, o que existe para que o empresário, depois, faça análises
e o estudo de viabilidade”, justificou.
O secretário da Sedec detalhou
o Plano de Investimento e Logística que será apresentado aos ministros em
Brasília com investimentos em quatro setores: porto, ferrovias e rodovias. Os
projetos têm sugestões da Companhia de Docas e da Federação das Indústrias do
RN.
Portos
Na apresentação, será abordada
a ampliação com aprimoramento logístico terrestre aquaviário para o escoamento
a granéis de combustíveis e minerais. É previsto a construção do Porto do Mangue,
em Porto do Mangue, em formato offshore, ou seja, longe da costa. Seria uma
plataforma de 12 km, com uma fenda natural, com capacidade de receber navios de
170 mil toneladas, nos 92 hectares. Para que o porto seja viabilizado, também
haverá de ter a concessão de ferrovia e uma termoelétrica. O tempo da obra
seria de três anos.
Um novo porto em Natal também
será apresentado. Localizado no outro lado do rio Potengi, o terminal seria o
mais bem abrigado do Nordeste, sem interferência de vento e das águas, podendo
receber qualquer navio cargueiro. O porto teria 2.500 metros de extensão, 600
metros de retroárea, o canal teria 250 metros de largura e 19 metros de
profundidade. Para a entrada de navios de grande porte, a Ponte Newton Navarro
deverá ter as defensas, que será incluída no projeto de concessão. Além disso,
para viabilizar o projeto, existe a obrigatoriedade de construção da terceira
ponte, um ramal ferroviário e uma rodovia de acesso. Neste projeto, é previsto
um parque como compensação ambiental, que de acordo com Paulo Cordeiro, teria
os moldes do Central Park, de Nova York. Só o novo Porto de Natal custaria R$
1,5 bilhão e toda a obra, seria um investimento de 1 bilhão de euros.
Ferrovias
Com orçamento de R$ 3 bilhões,
o projeto de ferrovia contempla duas rotas para carga de granel e containers
para transporte de minério, petróleo e grãos. A rota 1 – Norte/Sul, consiste no
trajeto Porto do Mangue – Jucurutu – Cruzeta para escoamento de mineral. A rota
2 – Oeste/Leste, abrangeria Mossoró –
Assu – Natal, com ramais para Areia Branca, Caraubas, Governador Dix-Sept
Rosado e Guamaré, que teria uma característica multimodal, além de carregar
minérios, carregaria frutas, produtos da agricultura, sal embalado, cerâmica,
revestimentos. Minerais como calcário, feldspato, sal, ferro,tungstênio, em
abundância na região, além do petróleo produzidos em Guamaré, seriam
transportados pelas ferrovias.
Rodovias
O alvo principal do Governo do
Estado a BR-304, no trecho Natal-Mossoró, com 280 quilômetros. O investimento
seria de aproximadamente R$ 1 bilhão e por ser administrado pela iniciativa
privada, seria cobrado uma taxa de pedágio.
Negociações
O secretário Paulo Roberto
Cordeiro afirmou que está participando de várias rodadas de negociações e que
os principais investidores nesses projetos seriam estrangeiros, já que os
investidores brasileiros sofrem com a crise.
“Estou trabalhando nesses
projetos desde fevereiro e estou conversando com grupos de chineses, já que por
um acordo entre o governo brasileiro e chinês, a China irá investir 50 bilhões
de dólares no Brasil. Estou conversando com três grandes grupos chineses
estamos bem avançados”, afirmou. No dia 30 de junho, o secretário irá para São
Paulo apresentar aos chineses a proposta do Porto de Natal.
Portal no Ar
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