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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Anatel lança portal que promete acabar com chamadas indesejadas; veja como funciona

Diariamente milhões de brasileiros recebem ligações indesejadas no fixo e no celular. Para tentar resolver ou pelo menos reduzir o problema, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou um novo portal chamado “Qual Empresa Me Ligou?“.

  

A página consegue identificar quem é o dono do número que realiza as chamadas.

Segundo o comunicado divulgado pela agência, a ideia é ajudar o usuário “no combate às chamadas abusivas de telemarketing”.

Geralmente essas ligações são de empresas que fazem as famosas “robocalls“, chamadas curtas e automáticas que não dependem de um operador de telemarketing.

Isso permite que as empresas façam ligações repetitivas, o que é bem frustrante para o consumidor.

 

Como o serviço funciona?

1. O primeiro passo é abrir o site pelo link ou acessando o endereço https://www.qualempresameligou.com.br/ no seu navegador. 


2. No campo ‘Número de Telefone’, assim como no exemplo abaixo, basta digitar o número que o sistema mostra quem é o responsável pelas chamadas.

 

Segundo a Anatel, a novidade utiliza a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas. Por enquanto, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal.

 

O plano é que o banco de dados continue sendo reforçado com a ajuda de mais prestadoras de serviços em breve.

 

Um levantamento da Anatel revela que até junho do ano passado foram feitas 4 bilhões de chamadas curtas por semana no Brasil. Em janeiro de 2023, o número caiu quase 40% para 2,4 bilhões. Vale lembrar que em 2022 a agência também autorizou o bloqueio e a cobrança de “robocalls” pelas operadoras, no entanto, não foi o suficiente para acabar com a prática de vez.

 

No fim, o portal é mais um aliado importante do cidadão no combate às chamadas abusivas. Com a informação de quem está te ligando também fica mais fácil de agir na hora de acionar a Justiça ou algum serviço de proteção ao consumidor.


Olhar Digital

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