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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Novo golpe do Pix simula atendimento do Itaú; veja como se proteger

Uma nova modalidade de golpe do Pix simula o atendimento real prestado pelo Itaú e usa até músicas parecidas para ganhar a confiança das vítimas.

 

Os primeiros relatos surgiram esta semana nas redes sociais. Confira mais detalhes abaixo e saiba como identificar e se proteger da tentativa de fraude.

 

Como funciona o novo golpe do Pix?

  • Primeiro, golpistas ligam para o cliente informado que sua conta foi bloqueada por tentativa de invasão, prometendo uma solução rápida para o problema.
  • Bem articulados e calmos, os criminosos se passam por funcionários do Itaú, inclusive o atendimento é bem-parecido, dizem as vítimas.
  • Ao passar informações de extrato e até as últimas movimentações bancárias, a pessoa acaba se convencendo que o atendimento é real.
  • O golpista diz que alguém fez transações usando a conta e solicita um pagamento no mesmo valor para que o banco “reconheça a duplicação e cancele a operação”.
  • Alguns notam que se trata de um golpe quando o atendente falso solicita o envio da quantia por Pix para uma chave enviada pelo WhatsApp para solucionar o caso. 

Gerentes procurados pelas vítimas reconhecem o novo golpe, mas não sabem explicar como estão conseguiu acessar dados até então sigilosos.

 

Resposta do Itaú


Em nota, o Itaú informou o seguinte:

 

Caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário

 

O banco acrescentou que não faz ligações pedindo transferências, documentos, senhas, dados cadastrais e financeiros.

 

Dicas de como se proteger

  • Em caso de suspeita, a primeira dica é desligar a ligação e procurar a sua agência para confirmar se houve ou não uma tentativa de invasão.
  • Outra recomendação é não compartilhar com desconhecidos o número da sua conta e outros dados bancários.
  • Por fim, a informação de fazer uma operação para cancelar outra também não procede, alertam especialistas.
  • Clientes de outros bancos como Banco do Brasil, Inter e Santander também estão sendo afetados e alguns já perderam mais de R$ 25 mil. 

Caí no golpe, e agora?


Desde novembro de 2021, começaram a valer as novas regras do MED, ou Mecanismo de Devolução Especial. A iniciativa foi criada pelo Banco Central (BC) justamente para ajudar vítimas de golpes envolvendo o Pix.

 

O correntista pode abrir uma notificação em até 80 dias após a fraude.


Antes é preciso comunicar o banco do problema e também registrar um boletim de ocorrência. 


Cada caso é analisado internamento pelo BC.


Olhar Digital

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