SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 12 de abril de 2015

Juiz manda soltar sírios presos com passaportes falsos em Natal

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Os cinco sírios presos no aeroporto internacional Governador Aluízio Alves, na Região Metropolitana de Natal, em novembro do ano passado, foram soltos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte. A liberdade provisória foi concedida pelo juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª vara Federal do Rio Grande do Norte, no início deste mês. Na decisão, o juiz determinou que Massoud Douka, Azzam Omar, Ahmad Abdul Rhman Douka, Salah Aldeen Abdul Rhman Douka e Ahmad Mohamad Douka tivessem os passaportes recolhidos e os proibiu de deixar Natal sem autorização judicial.

Os sírios entraram no Brasil pelo Rio de Janeiro. Eles usavam passaportes originais e, segundo a Polícia Federal, foram recepcionados por membros brasileiros de uma quadrilha de coiotes. Após três semanas na capital carioca, partiram num voo doméstico para Fortaleza e, da capital cearense, para Natal, de onde partiriam para a Holanda num voo fretado com usando passaportes falsos. Em depoimento à Justiça Federal, o grupo disse que o objetivo era viajar até Amsterdã, onde se refugiariam da guerra civil na Síria. 

Em fevereiro, os cinco denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de formação de quadrilha e falsidade ideológica. O homens, com idades entre 23 e 47 anos, estavam presos desde o dia 6 de novembro do ano passado na cadeia pública Professor Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal. No mês passado, os sírios chegaram a ser apontados como líderes de uma rebelião no presídio, mas nada foi comprovado contra o grupo.

Na decisão, o juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias frisa que a liberdade provisória foi concedida porque "ainda não há notícia nos autos de que os réus tenham envolvimento na prática de outros crimes, uma vez que até o momento não houve qualquer resposta aos ofícios enviados à Interpol, às embaixadas da Síria e de Israel e ao Conare (Comitê Nacional para os Refugiados)".

Francisco Eduardo também ressalta que o vice-presidente da Comunidade Muçulmana do Rio Grande do Norte, Muhamad Tawfik Mahamid se dispôs a receber os sírios na casa dele e garantiu que irá empregá-los.

Os cinco sírios já pediram asilo ao Conselho Nacional de Refugiados e aguardam pela decisão. "Os sírios já pediram asilo aqui. Tudo vai depender do Conare. Eles estão prontos para ficar aqui, querem ficar aqui. Topam ficar em qualquer país onde possam viver e trabalhar", falou Muhamad Tawfik Mahamid.

O professor Ahmad Douka, em entrevista à Inter TV Cabugi, disse que a família continua sofrendo com a guerra civil síria. "Tenho 7 filhos. Quero que meus filhos estudem. Na Síria, não tem nada. Só tem bombas. Fugimos da guerra e do sofrimento. Ainda estamos sofrendo muito por sabermos que nossos filhos continuam lá sofrendo muito e estão sem dinheiro".


Os sírios mantém contato com parentes apenas por telefone. "Nosso objetivo ao fugir da Síria era tentar achar uma vida melhor para nós mesmos e nossos familiares. Se pela televisão é duro ver a guerra, imagine viver a realidade", falou Ahmad Douka.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente