SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Chuvas devem continuar em todas as regiões do RN


Dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontam que a chuva deve continuar em todas as regiões do estado.

Um monitoramento da Empresa apontou que ontem choveu em todo o RN, com mais intensidade nas regiões Oeste, em que o município de Riacho de Santana teve 62 mm e Central, onde Caicó registrou 50 mm.

As chuvas são geradas por um Vórtice Ciclônico, sistema meteorológico que vem atuando há alguns dias, principalmente, no interior do Estado. Além do Vórtice Ciclônico, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se aproximou à costa do nordeste brasileiro e também provoca chuva no litoral e interior.

A ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pela chuva no semiárido nordestino. Normalmente, começa a atuar em meados de fevereiro e permanece até maio, mas está antecipada e já provoca chuvas no nordeste junto ao Vórtice Ciclônico, sistema mais temporário.

ANÁLISE CLIMÁTICA E PREVISÃO DE CHUVA PARA JANEIRO DE 2019

O ano de 2019 começou com a presença fraca a moderada do fenômeno El Niño, no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição de intensidade nos próximos meses. Esse comportamento é favorável a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil para o período de fevereiro a maio de 2019. No caso do restante do mês de janeiro e fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar a ocorrer com grande variação de tempo e espaço, tendo em vista que os sistemas meteorológicos atuantes nessa época apresentam esse comportamento, além de serem de baixa previsibilidade.


Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente