SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Presídio federal de Mossoró vai receber um dos líderes da facção Comando Vermelho


O presídio federal de Mossoró deverá receber mais um integrante e um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O narcotraficante do Paraguai Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, “Marcelo Piloto”, poderá desembarcar na penitenciária de segurança máxima localizada na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (28) pelo portal do Sistema Opinião (OP9) e deu conta de que a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro teria autorizado a transferência do narcotraficante de 43 anos de idade, que, atualmente, está na penitenciária federal de Catanduvas (PR). Segundo o portal, a concretização da transferência para Mossoró só estaria dependendo de autorização da Justiça Federal do RN.

De acordo com o OP9, a decisão que autoriza a transferência foi dada pelo juiz Rafael Estrela e o entendimento dele seria que, ainda conforme o portal, se o traficante retornar para o Rio de Janeiro, isso poderia impactar na sensação de insegurança que já existe no estado carioca. “A permanência do apenado fora dos limites do estado do Rio de Janeiro é um importante obstáculo ao fluxo de comunicações entre tais líderes e seus comandados no que tange a transmissão de ordens ilícitas (...)”, frisaria trecho da decisão.

A reportagem afirma também que, na mesma decisão, independente de transferência ou não, o juiz teria determinado a permanência de Marcelo Piloto em presídio federal definitivamente, pois, em novembro passado, a prisão em instalação desse tipo tinha sido determinada de forma provisória. A matéria destaca ainda que no presídio potiguar, encontra-se presa a única pessoa que, segundo informações da polícia, tem mais poder que Marcelo Piloto dentro do CV: Luiz Fernando da Costa, “Fernandinho Beira-Mar”, 51 anos.

FICHA CRIMINAL

Marcelo Piloto foi preso no Paraguai em dezembro de 2017, após dez anos foragido. Ele se mudou para o país vizinho em 2012. De acordo com a polícia, ele seria o maior fornecedor de armas e drogas do CV fora do Brasil. Em novembro do ano passado, ele usou uma faca de sobremesa para matar, com pelo menos 16 facadas, Lídia Meza Burgos, de 18 anos, que foi visitá-lo. Após isso, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou a expulsão de Piloto.

O assassinato teria sido uma ação desesperada para evitar a extradição para o Brasil. Marcelo Piloto é condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a uma pena de 26 anos de prisão. No Paraguai, o narcotraficante estava preso por homicídio e falsificação de documentos.


DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente