SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 29 de março de 2011

O ADEUS DE UM GUERREIRO

Morreu nesta terça feira, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última segunda, quando apresentou quadro de oclusão intestinal - entupimento do intestino -, Alencar não resistiu e faleceu. O anúncio oficial foi feito por volta das 14h50. Raul Cutait, um dos médicos que cuidaram do paciente, afirmou no fim da manhã que não havia mais condições de seguir o tratamento do paciente. "Nós estamos dando a ele todas as medidas de suporte para ele não sofrer", disse. O velório, aberto ao público, será no Palácio do Planalto.

Desde 1997, Alencar lutava contra um câncer que se iniciou no rim e depois se espalhou para outros locais do corpo, como a próstata e o abdômen. O ex-vice-presidente passou por mais de 15 cirurgias durante o tratamento, sendo que a mais complexa delas, em 2009, demorou 17 horas. Desde o final de 2010, o estado de saúde de Alencar se agravou, provocando uma rotina de internações constantes e interrupções no tratamento quimioterápico que ele fazia há vários anos. Mesmo com um estado de saúde debilitado, Alencar manteve o bom humor em seus últimos meses de vida.

Em uma das últimas visitas que recebeu, da presidente Dilma Rousseff, os dois chegaram a cantar músicas juntos. José Alencar assumiu a vice-presidência em 2002, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e deixou o cargo no dia 31 de dezembro de 2010, um dia antes da posse de Dilma Rousseff. Em seus últimos meses de vida, ele expressou diversas vezes a vontade de comparecer à posse da atual presidente, mas o estado de saúde delicado impediu que ele fosse à solenidade.

A última aparição pública de Alencar foi no dia 25 de janeiro, quando se reuniu com Lula e Dilma em São Paulo para receber uma homenagem. Durante sua gestão, Alencar foi crítico ferrenho dos juros altos mantidos pelo governo, mas manteve com Lula uma boa relação política e de amizade. No final de seu mandato, se engajou na campanha de Dilma, chegando a ser coordenador da campanha da petista em Minas, mas teve que deixar a campanha quando foi internado.

Refletindo...

Que palavras poderia dizer sobre o cidadão José Alencar?

Um herói, um guerreiro, um puro, um cidadão encantador, um exemplo, o pai ou avô que todos queriam?

O obstinado, um raro exemplar da raça humana?

Um batalhador incansável que, mesmo diante das adversidades, mantinha a serenidade e o exemplo de vida?

Alguém que, na proximidade do inevitável, jamais se abalou, mantendo o espírito de que a vida é dádiva divina e merece ser vivida intensamente?

Um empreendedor moderno, ousado?

Um empresário poderoso e ao mesmo tempo simples?

Não.

Não vou encontrar uma definição precisa.

Acho que diante da notícia da morte do ex-vice presidente José Alencar eu não sei mesmo o que dizer.

A não ser agradecer pelo grande brasileiro que é.

Ou talvez missão cumprida!

Do blog Fator RRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente