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terça-feira, 28 de agosto de 2012

COBRANÇA POR PRAZOS PARA OBRAS DE MOBILIDADE MARCOU DEBATE NO 'MOTORES DO DESENVOLVIMENTO'


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, foi o responsável por mediar o debate entre o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Ricardo Caiado Alvarenga; a secretária de estado de infraestrutura, Kátia Pinto; e o Superintendente da Área de Infraestrutura Social do BNDES, Ricardo Ramos. Entre as perguntas enviadas pela plateia, foram abordados os temas sobre a conclusão das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, PAC, Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ciclovias, VLT, entre outros.

A primeira palestra do bloco técnico do Seminário “Transportes e Mobilidade Urbana”, foi proferida pelo chefe de gabinete da secretaria nacional de transporte e da mobilidade urbana, Ricardo Caiado Alvarenga. “A primeira mudança que deve ser feita para desafogar o trânsito nas cidades brasileiras é a cultura que a população têm de andar automóvel. Em grandes cidades ao redor do mundo, as pessoas adquirem seu veículo mas andam preferencialmente de transporte público e isso é o que deve ser incentivado no povo brasileiro”. Alvarenga afirma ainda que “ao reduzir o IPI, o governo federal incentivou a compra de carros no país, o que ajudou a alavancar a economia no setor industrial, mas em contrapartida, isso acarreta alguns prejuízos, como o aumento da poluição, congestionamento das vias públicas, acidentes de trânsito, entre outros problemas. Agora é a hora de incentivar a utilização de transporte coletivo, como meio de solucionar esse entrave”.

A secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, proferiu a segunda palestra do bloco técnico no Motores do Desenvolvimento. Em sua apresentação, a secretária apresentou os investimentos do governo do estado nos transportes e na mobilidade urbana para Natal e Região Metropolitana. “Estamos investindo no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como forma de desafogar o trânsito na capital potiguar. Inicialmente, serão seis veículos com capacidade para transporte de 50 mil passageiros por dia. Outro grande investimento é na reestruturação da avenida Roberto Freire. Iremos aumentar os acessos da região metropolitana à essa via, após a reforma, haverão doze faixas de rolamento, seis em cada sentido, construiremos túneis nas vias mais sobrecarregadas, alguns semáforos serão removidos para otimizar o trânsito  e colocaremos ciclovias como forma de incentivar o natalense a utilizar esse meio de transporte”, finaliza.

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