Após
o Ministério Público do Paraná ter divulgado um relatório de fiscalização no
qual acusava a TIM de realizar uma cobrança indevida aos consumidores do plano
ilimitado da operadora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
pretende proibir as operadoras de cobrarem por novas chamadas para um mesmo
número se a ligação cair.
O
relatório diz que a operadora derrubava a ligação dos clientes do plano
Infinity, de propósito, para ganhar pela cobrança de uma nova chamada. A
empresa de telecomunicação nega essa afirmação.
Foi
constato que a operadora TIM teria faturado R$ 4,3 milhões pelo desligamento
das ligações de 8,2 milhões de usuários dos planos Infinity.
Anatel
afirmou que todas as operadoras serão atingidas, contudo a TIM será a mais
afetada. A proposta é dar 2 minutos para que as pessoas refaçam suas ligações
sempre que houver uma queda, independentemente do motivo. Durante esse período,
as operadoras não poderão cobrar pela nova chamada.
Essa
nova regra vale para qualquer tipo de chamada para celulares, telefones fixos
ou móveis. Para a Anatel, 120 segundos serão suficientes para que qualquer
usuário tenha condições de refazer a ligação perdida.
Hoje,
a gratuidade das novas chamadas é apenas 30 segundos. A agência constatou que a
interrupção dos telefonemas está acontecendo mais em chamadas mais longas.
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