SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

RN REGISTRA MAIOR PERCENTUAL DE DOMICÍLIOS RURAIS COM ÁGUA ENCANADA


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte possui 64% de seus domicílios rurais ligados a redes de abastecimento de água. São 450 mil pessoas, de um universo total de 703 mil habitantes com acesso ao atendimento com água tratada. Um dado importante, sobretudo em tempos de forte estiagem, segundo o qual o RN supera as demais unidades da Federação, como São Paulo com 54% e o Distrito Federal, 51%. Uma realidade que traz além de água para o homem do campo, qualidade de vida e a garantia da permanência em suas terras.

A água que atende as pessoas residentes no campo é proveniente de adutoras, por intermédio de derivações. O líquido é encaminhado aos mais de 500 distritos atendidos no Rio Grande do Norte. Um patamar desse nível exige visitas, permanente acompanhamento, diálogo constante e a possibilidade de treinar os moradores para que eles mesmos cuidem da manutenção da estrutura utilizada para o abastecimento dos povoados. A gestão pelos próprios moradores acontece em 47 comunidades atendidas e há mais de 50 em estágio de implantação, graças ao modelo de autogestão implantado pela Companhia de Águas de Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), repassando a esses povoados o encargo pela supervisão e operação do sistema próprio de abastecimento.

Cidades

Nas áreas urbanas, a empresa registra um índice de 95% em atendimento com água tratada, abastecimento este que sempre avança em quantidade e que procura acompanhar o crescimento populacional do Estado. Em setembro, a Caern distribuiu quase 10 bilhões de litros de água por mês para mais de 2,3 milhões de norte-rio-grandenses em 153 municípios, onde funcionam 165 sistemas de abastecimento. Isto representa média diária próxima dos 330 milhões de litros nas torneiras de mais de quase 900 mil famílias.

A Companhia está investindo R$ 291,5 milhões para ampliar os sistemas de distribuição e executar melhorias nas unidades de tratamento de água em Assú, Caraúbas, Macaíba, João Câmara (comunidades rurais), Mossoró, Natal, Parnamirim, Patu e São José do Seridó, entre outras cidades.

Nota do blog: Essa é uma das grandes heranças benignas deixadas pelo ex-governador Garibaldi Filho, atual Ministro da Previdência. O sistema de adutoras implantado por  Garibaldi é considerado até  hoje um dos mais eficientes do mundo. O que ele fez, amenizou os efeitos da seca no RN e projetou nosso estado vinte anos no futuro. Mesmo tendo realizado essa grande obra há mais de 15 anos, tudo ainda é atual e continua gerando frutos e números positivos.


Um comentário:

Reflita, analise e comente