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A primeira pesquisa de intenção de votos para o 2º turno
entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) trouxe a maior diferença
entre os candidatos desde a eleição presidencial de 2002, considerando
levantamentos feitos pelo instituto Datafolha.
A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) mostrou uma
diferença de 13 pontos entre os concorrentes - a mais alta desde a primeira
pesquisa do 2º turno de 2002, quando 26 pontos separavam Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) de José Serra (PSDB). A comparação leva em conta o percentual de
votos totais de cada candidato.
Diferença entre os candidatos, votos totais (em %),
primeira pesquisa do 2º turno — Foto: Karina Almeida / G1 Arte Diferença entre
os candidatos, votos totais (em %), primeira pesquisa do 2º turno — Foto:
Karina Almeida / G1 Arte
Diferença entre os candidatos, votos totais (em %),
primeira pesquisa do 2º turno — Foto: Karina Almeida / G1 Arte
Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) começou o segundo
turno com uma vantagem de 9 pontos sobre Lula. Nas eleições seguintes (1994 e
1998), não houve segundo turno. Já na disputa de 2002, a vantagem de 26 pontos
de Lula sobre Serra marcou a maior desse conjunto de pesquisas desde a
redemocratização.
Em 2006, a primeira pesquisa de intenção de votos do
Datafolha no segundo turno mostrou 7 pontos de vantagem de Lula sobre Geraldo
Alckmin (PSDB). A mesma diferença foi registrada na primeira pesquisa da
eleição seguinte, em 2010 quando Dilma Rousseff (PT) disputava a Presidência
com José Serra (PSDB).
Já o segundo turno de 2014 foi aquele que se iniciou com
menor diferença entre as intenções de votos totais: Aécio Neves (PSDB) superava
Dilma Rousseff por dois pontos percentuais.
Brancos, nulos e indecisos
O levantamento também mostra que a soma de votos brancos
/ nulos / nenhum e indecisos ("não sei") na primeira pesquisa de
intenção de votos do Datafolha atingiu em 2018 o maior patamar da série,
numericamente.
1989: 13%
2002: 10%
2006: 7%
2010: 11%
2014: 10%
2018: 14%
Todas as pesquisas têm margem de erro de dois pontos
percentuais para mais ou para menos. Para o levantamento foram consideradas as
pesquisas divulgadas nas seguintes datas:
25 de novembro de 1989;
11 de outubro de 2002;
06 de outubro de 2006;
10 de outubro de 2010;
09 de outubro de 2014;
10 de outubro de 2018.
Sobre a pesquisa de 10 de outubro de 2018
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para
menos
Entrevistados: 3.235 eleitores em 227 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 10 de outubro
Registro no TSE: BR-00214/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e "Folha de
S.Paulo"
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer
dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade,
considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
G1
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