Com a finalidade de fortalecer
e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes
regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental a
Prefeitura Municipal de Angicos que têm a frente o gestor Deusdete Gomes de
Barros através da Secretaria Municipal de Educação implementou na rede
municipal de ensino o 1º ciclo de funcionamento do Programa Mais Alfabetização.
Fundamentado na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como
meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo o Programa
Mais Alfabetização é regulamentado no âmbito da Portaria MEC nº 826, de 7 de
julho de 2017 e integra a Política Nacional de Alfabetização.
Efetivado em 2018, o Programa
Mais Alfabetização no nosso município conta com três assistentes de
alfabetização que trabalha junto com os professores em sala de aula das Escolas
Municipais Professora Maria Odila e Espedito Alves executando uma estratégia de
fortalecimento e apoio as unidades escolares no processo de alfabetização dos
estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino
fundamental.
O programa funciona em ciclo
bianual e traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na
Escola [PDDE], para ressarcimento de assistentes de alfabetização e para
aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma
plataforma.
Neste primeiro ciclo de
funcionamento fora concluída no início da segunda quinzena de Novembro a
aplicação das avaliações de saída do Programa das Escolas da Rede Municipal de
Ensino de Angicos.
Para a Dirigente Municipal de
Educação professora Maria Tereza de Melo Baracho: “O programa Mais
Alfabetização é extremamente importante, pois alia as contribuições do trabalho
dos assistentes de alfabetização ao um sistema de monitoramento e orientação
pedagógica mais consolidada, que acompanha e avalia a alfabetização (leitura,
escrita e matemática) das crianças e também permite a prevenção ao abandono, à
reprovação, à distorção idade/série, através desta intensificação de ações que
contribui diretamente com a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”.
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