SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A incrível “cidade perdida” descoberta por pesquisadores nas profundezas do oceano


Durante pesquisas no ano 2000, cientistas descobriram uma incrível "cidade perdida" no fundo do oceano. Situado a mais de 700 metros abaixo da superfície do mar, a oeste da Dorsal Mesoatlântica, o local abriga estruturas naturais semelhantes a torres, paredes e colunas que podem atingir até 60 metros de altura. Agora, um grupo de pesquisadores quer transformar esse cenário em Patrimônio da Humanidade para preservá-lo de ameaças.

Segundo Gretchen Fruh-Green, pesquisadora sênior do Departamento de Ciências da Terra na Universidade ETH-Zurich, na Suíça, ela e seus colegas se surpreenderam com a descoberta no fundo do mar. "Não sabíamos exatamente como nomear o que estávamos vendo. Enxergamos corais e depois enormes estruturas brancas: fontes hidrotermais em forma de torres e chaminés que emitem água quente no fundo da terra", disse ela em um artigo para o Greenpeace. Como algumas das estruturas se assemelhavam a catedrais, os pesquisadores passaram a chamar o local de "Cidade Perdida". 

Durante pelo menos 120 mil anos, o manto ascendente nesta parte do planeta reage com a água do mar para produzir hidrogênio, metano e outros gases dissolvidos no oceano. Esse ambiente resultou em um ecossistema único. Entre as rachaduras e fendas que compõem as "catedrais", os hidrocarbonetos são alimento para novas comunidades de micróbios, capazes de se desenvolver mesmo sem a menor presença de oxigênio e que habitam chaminés que expelem gases a 40°C. 

Fonte: History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente