quinta-feira, 25 de agosto de 2022

James Webb encontra dióxido de carbono em planeta fora do Sistema Solar

Uma descoberta revolucionária feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) dá início a uma nova era nas pesquisas sobre planetas fora do nosso sistema solar, os chamados exoplanetas. Ele encontrou dióxido de carbono (CO2) na atmosfera de um desses mundos distantes – algo que nenhum outro observatório havia feito antes.

De acordo com um comunicado da NASA, a detecção foi feita durante observações que tinham como alvo um gigante gasoso quente chamado WASP-39 b, localizado a cerca de 700 anos-luz da terra, na constelação de Virgem.

WASP-39 b completa uma órbita a cada quatro dias terrestres. Descoberto em 2011, ele só pode ser observado com base nos trânsitos que faz em torno da estrela WASP-39, causando breves variações em seu brilho.

As análises anteriores revelaram a presença de vapor de água, sódio e potássio na atmosfera do planeta, mas foi só com o Webb que os cientistas identificaram a presença de dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, que na Terra é um dos causadores do chamado efeito estufa (que regula as temperaturas).

Fonte: Olhar digital