SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Rochas misteriosas trazem evidência mais antiga de vida na Terra

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu fortes evidências de que certas formações rochosas são resultado de um processo biológico, o que pode desvendar o mistério da origem da vida na Terra.

Rastrear os vestígios mais antigos de vida no planeta, no entanto, não é uma tarefa fácil. O paleontólogo Keyron Hickman-Lewis, do Museu de História Natural do Reino Unido, fez uma analogia para exemplificar as dificuldades de investigação rochosa. “Se um arqueólogo descobrisse as fundações de uma cidade em ruínas, eles saberiam que ela foi construída por pessoas, por características específicas, como portas, estradas e tijolos”.

Estromatólitos são rochas biossedimentares laminadas, formadas há bilhões de anos a partir da atividade microbiana em ambientes aquáticos. Esse tipo de rocha está espalhado por todo o mundo. Paleontólogos estão identificando fósseis mais antigos em um mármore azul de 4,54 bilhões de anos, encontrado na Austrália. Cabe destacar que é de profundo interesse para todos saber quando, e onde, a vida se desenvolveu pela primeira vez na Terra.

Para isso, os pesquisadores usaram várias técnicas nesse estudo e fizeram vários testes para examinar as microestruturas bidimensionais e tridimensionais dos estromatólitos. Nenhum desses testes revelou microfósseis ou materiais orgânicos, mas eles mostraram estruturas e características consistentes com uma origem biológica.

Em conjunto, essas pistas formam fortes evidências a favor da origem biológica dessas antigas camadas de rocha, o que as tornam o mais antigo de indício de vida na Terra. A partir dessa descoberta, algumas hipóteses foram levantadas a respeito da cratera de Jezero, em Marte. Se existiu vida no planeta vermelho, provavelmente ela se configurava da mesma maneira que nessas rochas antigas terrestres. Se o rover Perseverance encontrar alguma rocha semelhante, a busca por essas bioassinaturas serão alvo de exame.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente