Nesta sexta-feira, 12 de setembro, o prefeito Pinheiro Neto recepcionou uma comitiva da Arquidiocese de Natal no gabinete da Prefeitura Municipal de Angicos. O encontro teve como foco a articulação do Pacto Educativo Global, iniciativa apresentada pelo Papa Francisco em 2019, que busca promover uma educação integral, inclusiva e transformadora.
No dia 27 de novembro, o campus Ufersa em Angicos sediará um grande encontro que terá como objetivo apresentar um plano estadual para o fortalecimento da educação, reunindo municípios, instituições acadêmicas e parceiros sociais para consolidar uma rede colaborativa em prol da educação humanista e inclusiva.
Inspirada também no legado de Paulo Freire, Angicos — conhecida internacionalmente como terra de sua experiência pioneira de alfabetização — volta a ocupar papel de destaque em debates sobre a educação como instrumento de transformação social.
Os sete princípios fundamentais do pacto:
Defesa da dignidade da pessoa humana
Escuta das novas gerações
Promoção da mulher
Responsabilidade da família
Acolhida e solidariedade
Renovação da economia e da política
Cuidado com a Casa Comum, com atenção especial à ecologia
O prefeito Pinheiro Neto destacou a relevância de Angicos no processo:
“É motivo de orgulho para nossa cidade sediar esse debate. O Pacto Educativo Global reflete valores que já fazem parte da nossa história e da nossa vocação como terra da educação. Estamos prontos para contribuir com essa construção coletiva em favor de uma sociedade mais justa e solidária.”
De acordo com a Arquidiocese, a construção do pacto no Rio Grande do Norte vem sendo articulada por vários órgãos governamentais e entidades civis, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade em prol de uma educação humanista, inclusiva e transformadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente