domingo, 4 de novembro de 2018

Tema da redação do Enem 2018 gera opiniões divergentes nas mídias sociais


Tema do Enem 2018 gera opiniões divergentes na mídias sociais.

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Esse foi o tema da redação do Enem de 2018.

Que coisa esquisita, com tantos assuntos para se tratar, discutir, redigir, vamos pra um que muita gentes não consegue realmente assimilar de primeira.

Vejamos: “manipulação do comportamento do usuário...” quem está manipulando o comportamento? E outra, quem é o usuário? Ora, o usuário é qualquer um que utilize os serviços de internet no Brasil...  espere ai, diferente dos últimos dez temas, dos últimos dez anos, dessa vez não se falou em Brasil, ou seja, pode ser no mundo, no continente, na Via Láctea...

Vamos a outro ponto: “... pelo controle de dados na internet” hammm? Como é que é? Difícil de assimilar pelo aluno, que já está tenso, devido a própria carga de estress decorrente da prova em si, e eis que o tema consegue perturbar duplamente.

“Controle de dados na internet” significa que alguém que controla o fluxo de dados, megabits e terrabits de informações diversas e variadas controla o comportamento das pessoas? Bom, sabemos que esse assunto está cada vez mais em discussão, e com a eleição de Trump a coisa veio realmente a tona. Sabemos também que a eleição que acabou de acontecer no Brasil trouxe mais um capítulo dessa história, onde se acusa o presidente eleito de ter manipulado o fluxo de informações das redes sociais com as chamadas “Fake News”. Mas o assunto é mais complexo, não é só isso, tem a questão da IA – inteligência Artificial, que controla aplicativos e que em muitos casos, decide o que o usuário deve ouvir, ler, assistir.

Enfim, a meu ver,  é preciso ter muita força de vontade pra aceitar que um tema desses é normal, que facilita a escrita dissertativa/argumentativa... ou será o contrário?

O leitor pode dar a resposta...