SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 16 de março de 2012

BASE DO GOVERNO INSATISFEITA COM A INDIFERENÇA DE ROSALBA

Apesar de ter ampla maioria na Assembleia Legislativa (AL), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) poderá enfrentar dificuldades na relação com a Casa neste ano de 2012. Isso porque, nos bastidores do legislativo estadual, os deputados demonstram insatisfação com o tratamento que o governo tem dispensado à sua própria bancada.
A base governista conta hoje com 18 dos 24 parlamentares. Durante o ano passado, o Executivo aprovou sem dificuldades todos os projetos que enviou à Casa. Até nos debates mais polêmicos, quando ficou evidente a divisão entre governistas e oposicionistas, a gestão do DEM não teve prejuízos.
Os projetos mais polêmicos aprovados pela Assembleia foram o empréstimo de US$ 540 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); o leilão das dívidas herdadas da gestão anterior; e o Import-RN. Nos três casos, a oposição tentou, sem sucesso, mudar os respectivos textos originais enviados pelo Executivo à Casa. Em contrapartida, Rosalba não liberou nem 10% dos recursos de emendas indicadas pelos parlamentares.
Um deputado governista, que preferiu não se identificar, destacou que, diferente dos governos Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), Rosalba fechou as portas para a participação dos parlamentares em sua administração. "Durante os quatro últimos governos, os deputados da base tinham espaços políticos em suas bases eleitorais. Hoje, isso não existe mais", declarou.
De acordo com o mesmo parlamentar, Rosalba prometeu compensar a falta de espaços com a realização de obras importantes em municípios que fazem parte das bases eleitorais dos aliados, mas até agora não tem cumprido a promessa. "No ano passado, não houve a liberação de nem 10% das emendas parlamentares. Neste ano, ela tem até 5 de junho (prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral) para liberar", advertiu.
A democrata justificou que, para ter os recursos das emendas liberados, as instituições indicadas pelos deputados para receber dinheiro do Estado precisamelaborar bons projetos. Ela disse que, na maioria dos casos, não existiam sequer projetos para receber os recursos. A governadora prometeu liberar os recursos deste ano, dentro das condições exigidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE).
Por enquanto, a insatisfação da base governista com o governo democrata ainda não tomou maiores proporções. Os deputados rosalbistas esperam uma mudança de postura do Executivo. Às vésperas das eleições, eles também estão de olho no tratamento do governo aos candidatos que receberão seus respectivos apoios em suas bases eleitorais. Mas, com a insatisfação crescente dos parlamentares governistas, uma crise pode se instaurar a qualquer momento.

Um comentário:

  1. Severino dos Ramos Belísio18 de março de 2012 às 02:23

    Atenção senhores Deputados está na hora de defender o povo esta Rosa é um desastre administrativo e vocês são nossos legítimos representantes e sei que vão ter de dar vossos gritos de independência nem que sejam a favor do povo.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente