SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 29 de março de 2012

AFTOSA: SOB RISCO DE ISOLAMENTO, RN QUER NOVA AUDITORIA

O tempo passa e cada vez mais o Rio Grande do Norte convive com o risco de ficar para trás no projeto de ampliação das áreas de zona livre da febre aftosa. Diante do atraso potiguar em relação a outros estados, o Governo do Estado tenta correr atrás do prejuízo o mais rápido possível, e espera convidar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para uma nova visita no fim de maio.

Na última auditoria, o Mapa identificou uma série de deficiências no RN e na Paraíba, e deixou o sinal de alerta aceso quanto ao risco de ambos terem seus rebanhos isolados do resto do país, o que impediria a entrada e saída de animais dos dois estados.

O secretário estadual da Agricultura, Pesca e Pecuária (Sape), Betinho Rosado, reconhece a situação "incômoda", mas confia na resolução dos problemas indicados pelo ministério ainda no primeiro semestre. Enquanto o RN resolve as pendências, seis estados (Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí) terão suas sorologias agendadas em breve. Embora o ministério não especifique uma data, os inquéritos sorológicos devem acontecer em abril. Segundo o próprio Mapa anunciou na última terça-feira, o início das sorologias automaticamente impõe restrições ao Rio Grande do Norte e Paraíba no trânsito de animais.

FONTE: DNONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente