SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 15 de março de 2012

CGU VAI INVESTIGAR ONGS NO VALE DO AÇU

Vale do Açu - Na lista negra da Controladoria-Geral da União (CGU) composta por 164 ONGs, constam duas entidades do Vale do Açu, sendo uma o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (BETEL), com sede em Assú, e a Associação do Distrito Irrigado do Vale do Açu (DIBA), no Alto do Rodrigues. As duas associações, conforme dados da CGU, receberam enormes somas de dinheiro e não teriam prestado contas corretamente, tendo aplicado em locais incertos.
A Betel, de Assú, foi recentemente protagonista de um escândalo no Governo Federal que resultou na demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. No caso, o instituto estava recebendo dinheiro federal para capacitar mão de obra na área de agricultura. Entretanto, no trabalho feito pelo CGU se constatou que havia políticos recebendo propina.
Já o Diba foi criado para receber recursos do Governo Federal para o desenvolvimento de um dos 64 distritos Irrigados da região Nordeste, que o Ministério da Integração Nacional acreditava ser possível revitalizar, transformando-o num modelo de desenvolvimento regional, no caso, no Alto do Rodrigues, do Vale do Açu.
O Diba é uma área de sete mil hectares, sendo que apenas 2,6 mil estão produzindo, principalmente banana, manga, feno, mamão, melancia, entre as cidades de Alto do Rodrigues, Ipanguaçu e Afonso Bezerra. Foi instalado a um custo superior a R$ 200 milhões no final da década de 80, porém até hoje não funciona corretamente. Foram instituídos canais de alvenaria, enormes cisternas, rede elétrica e distribuído entre quase 200 famílias, entre pequenos produtores e técnicos.
O que deveria ser o modelo de desenvolvimento, terminou se revelando um grande fracasso. Há 14 anos, houve uma tentativa de reativar a produção em metade da área. A outra foi toda roubada por vândalos. Nesta área, apesar das dívidas com a Cosern e multas que se aproximavam de R$ 1 milhão aplicadas pelo Ibama, a primeira parte do Diba estava produzindo. Porém, em 2003, uma ventania havia destruído tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente