A Copa do Mundo de 2014 no
Brasil ainda nem começou, mas sua realização já envolve inúmeras polêmicas.
Recém-inaugurada, a Arena das Dunas é retrato do desrespeito das autoridades
com a sociedade brasileira. Mas por que a Arena das Dunas é um absurdo?
Os principais clubes de Natal
não podem se orgulhar da presença de sua torcida nos jogos. América e ABC, que
disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, tiveram médias de
público de 1.650 e 4.117 pessoas, respectivamente.
A Arena das Dunas é resultado
de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado do Rio Grande do
Norte e a construtora OAS, que, juntos, formaram o consórcio Arena das Dunas.
Sua construção teve um orçamento aproximado de R$ 400 milhões para receber
quatro jogos da Copa.
Esse dinheiro foi utilizado na
construção de um estádio em uma cidade cujos públicos de futebol são baixos,
apenas para a disputa de 4 jogos do evento.
O lucro
A população de Natal questiona
a quem a construção beneficia. A cidade não precisava de mais um estádio e a
construtora OAS recebeu financiamento quase da totalidade do levantamento do
estádio. O que a construtora ganhar com a Arena, será utilizado para pagar o
BNDES e os eventuais excessos irão para os bolsos da iniciativa privada.
Utilização na Copa
O estádio é projetado para 32
mil pessoas, mas, durante a Copa, 10,6 mil assentos removíveis serão
acrescentados para que o público possa chegar a 42,6 mil pessoas. A medida é o
“jeitinho” que se deu para a Arena encaixar no orçamento e, mesmo assim, estar
preparado para a Copa.
O ABC, maior clube do Estado,
joga em seu estádio próprio, o Frasqueirão. A capacidade do estádio é de 18 mil
pessoas, mais do que suficiente para as necessidades da equipe – no ano
passado, o maior público do ABC no Campeonato Brasileiro foi de 14 mil
pagantes, contra o Palmeiras.
O América, embora não tenha
estádio próprio, já está construindo o seu. Existe até mesmo site oficial para
acompanhar a construção. A futura “Arena América” deverá ter capacidade para 20
mil torcedores.
A Arena das Dunas viria
acompanhada de um pacote de obras de mobilidade urbana, muitas delas
financiadas pelo Governo Federal. Todavia, o primeiro lote foi iniciado apenas
no final do ano passado e as próprias autoridades já assumem que não deverão
ficar todas prontas para a Copa do Mundo.
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