Em entrevista publicada no último domingo (24)
na Coluna Vertical S/A, o ex-presidente da TAM, David Baroni Neto, minimizou
indiretamente as chances de Natal conseguir atrair o hub da TAM, que ela
disputa com Fortaleza e Recife.
Hoje presidente da Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Baroni afirmou que já
estudou o caso, mas não revelou o que concluiu. Apesar disso, deixou pistas.
“Essa teoria de que vou fazer o Aeroporto e
depois as coisas se desenvolvem em volta não funciona. Este é um equívoco que
se faz. Ah, eu ponho um aeroporto na cidade e todo mundo em volta vai se
movimentar. Não vai. Isso foi assim no passado. Com portos antigos era assim.
Gênova, Lisboa, Rio, faziam com que cidades grandes ficassem em volta. Durante
muitos anos acreditou-se na aviação como porto. Põe o aeroporto e nasce cidade
em volta. Já se provou que por estatísticas e estudos que isso não acontece
mais. Porque as cidades estão tão desenvolvidas e a logística tão complexa que
não basta ter ao aeroporto para atrair. Precisa ter condições fiscais,
condições de transporte terrestre, energia elétrica, residência para os
funcionários, serviços. Não é trivial. No Nordeste deve-se ter dois HUBs.
Passageiros e um de cargas bem feito.
Outro ponto negativo para Natal é o baixo PIB
(R$ 12 bilhões), em comparação ao de Recife (R$ 30 bi) e Fortaleza (R$ 42 bi).
“A carga tem que estar a 100 , 200 km no máximo do aeroporto. Muito simples.
Carga com valor agregado. Pode até ser pesada, mas com valor agregado.
Commodity tem custo de transporte maior do que a margem. Normalmente é produto
eletrônico, flores, animais vivos. É pegar cinco seis produtos com mais
capacidade de produção. Bota no mapa e o aeroporto tem de estar perto. Exemplo:
nunca se imaginou que o aeroporto de Salvador fosse exportar vinho. Uma
produção ali no Vale do são Francisco com valor agregado, cuja produção sai por
Salvador. O Vinho não foi feito ali por causa do aeroporto. São 3.200 km de
rio. Foi feito lá porque o rio está lá”, disse.
Jornal de Hoje
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