Quem deixou para comprar os
ovos de Páscoa na última hora conseguiu fazer uma economia de até 73%. Com a
baixa procura, o varejo despencou os preços do chocolate e investiu em
condições especias de compra para atrair o consumidor. De acordo com o Clube
dos Diretores Lojistas (CDL) do Rio de Janeiro, no ano passado, 73,5% do
estoque já tinha sido vendido no domingo que antecedeu o domingo de Páscoa,
contra 52,5% deste ano.
Para o economista-chefe da
Confederação Nacional do Comércio (CNC) Carlos Thadeu de Freitas, com a crise,
a expectativa de uma Páscoa não muito doce, com queda de 3,4% nas vendas, em
relação a 2015, deve se confirmar.
— A páscoa no ano passado já
foi fraca e esse ano está sendo ainda pior. Com a recessão a páscoa virou uma
xepa de feira, quanto mais próximo mais barato. E os preços vão cair ainda
mais, já que os varejistas não podem estocar os ovos — avalia.
No Supermercado Guanabara o
ovo de Páscoa Bis Xtra (300g) da Lacta despencou de R$ 55,99 para R$14,99. O
Talento da Garoto (375g) estava de R$45,99 por R$14.99, já o Baton da Garoto
(200g) caiu de R$19,99 para R$9,99, enquanto a caixa de bombom da mesma marca
foi de R$ 8,99 para R$ 6,45. No Mundial o Kinder Ovo estava de R$43,90 por
R$35,90 e o Ferrero Rocher de R$55,90 por R$39,95. Nas Lojas Americanas o ovo
de Páscoa Milka Meio a Meio (176g) da Lacta caiu de R$ 42,50 por R$ 23,90, já o
Rapunzel com Brinde Maleta 100g da Arcor baixou de R$ 49,90 para R$ 26,50. No
Exta o Minnie Ovo caiu de R$54,90 para R$49,90. Além da redução nos preços, nas
Lojas Americanas e no Extra na compra de um ovo o consumidor leva outro.
A professora Marta Rocha, de
59 anos, aproveitou as promoções de última hora. Ela levou chocolate para
família inteira, dez caixas de bombom e cinco ovos, e calcula uma economia de
mais de 50%.
— Eu sempre compro chocolate
para todo mundo. Ovo para as crianças e bombom para os adultos. Esse ano com a
crise estava me programando para comprar ovos menores, mas me surpreendi com os
preços. Os valores originais estão altos, mas com a promoção estão valendo a
pena — afirma.
De acordo com um levantamento
feito pelo Professor Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec/RJ, do Rio
de Janeiro, os preços originais aumentaram, em média, entre 10% e 15%,
comparando 2016 contra 2015, um pouco mais do que a inflação anualizada pelo
IPCA. Já alguns fabricantes de ovos de chocolate diminuíram o peso dos ovos,
mas mantiveram os preços do ano passado.
Para economizar, a diarista
Naiara de Andrade, de 30 anos, também opta pelos ovos de chocolate só para as
crianças e caixas de bombom para os adultos da família. Ela já havia garantido
o de todo mundo nesse domingo, mas estava atenta ao locutor do supermercado que
anunciava as promoções e acabou levando mais dois ovos.
— Com R$120 eu compraria só
quatro ovos, mas eu consegui comprar dez e mais quatro caixas de bombom. Todo
mundo vai ficar feliz e principalmente meu marido com a economia — brinca.
Já para a estilista Ana Paula
Marques, de 33 anos, Páscoa não é sinônimo de chocolate. Ela conta que não
costuma comprar o doce nessa época do ano. Mas enquanto fazia suas compras, as
promoções acabaram atraindo a estilista, que não resistiu e levou dois ovos
para casa, por R$9,90 cada.
— Eu acho besteira, ainda mais
ovo, que os preços são absurdos. Mas hoje para não encalhar eles baixaram
bastante, por isso resolvi levar para presentear minha sogra e minha mãe.
A promotora de vendas da
Lacta, Denise Rocha, que trabalha há 8 anos na Páscoa, afirma que mesmo com
promoções atrativas as vendas nunca foram tão fracas.
— Nesse sábado e domingo as
vendas foram bem melhores, mas mesmo assim foram muito baixas. As pessoas não
estão dispostas a gastar e só me perguntam qual é o ovo mais barato — conta.
De acordo com uma pesquisa
feita pela dunnhumby, multinacional inglesa especialista em ciência do
consumidor, dos mil clientes entrevistados em todo o Brasil, 57% disseram que
fariam uma comemoração mais econômica, contra 50% no ano passado.
Apesar da crise, na rede de
supermercados Guanabara foram comprados para a Páscoa 2.250 toneladas de
chocolate para abastecer suas 24 lojas, o número corresponde a 10% a mais do
que o ano anterior.
— Conseguimos uma boa
negociação com os fornecedores e por isso foi possível repassar os chocolates a
um preço muito acessível para o consumidor. Com isso superamos nossa
expectativa de vendas e no início desse domingo já tínhamos praticamente zerado
o nosso estoque e o que sobrou vai ficar ainda mais barato — afirma o diretor
de Marketing da rede Albino Pinho.
PARCELAMENTO NO CARTÃO
Além das promoções, os
varejistas investiram no parcelamento no cartão de crédito de marca própria
como uma estratégia para atrair o cliente. As parcelas vão até seis vezes.
— É a primeira vez que
recebemos pedidos para oferecer parcelamento de compras nos cartões de marca
própria apenas para um período específico — conta Mauricio Meneghetti, gerente
Comercial da DMCard. — E como nosso objetivo é oferecer um produto com foco no
aumento das vendas de nossos parceiros, estamos atendendo a essa demanda —completa
o executivo.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente