O novo Chevrolet Cruze
finalmente chegou ao mercado nacional. Fabricada na Argentina, a segunda
geração do modelo chega em junho com preços a partir de R$ 89.990. É o valor
pedido para o básico LT, mas se você quiser o LTZ, o valor subirá para R$
96.990. E ainda há o mais completo LTZ Plus, que adiciona vários itens de
tecnologia, mas eleva a conta a R$ 107.450.
Os novos preços representam um
belo salto quando comparados aos R$ 81.190 pedidos pelo Cruze LT 1.8 anterior -
já a opção LTZ, que era a mais cara até então, ficava em R$ 90.290 -, mas a
novidade compensa em parte o aumento com a adição de mais equipamentos: itens
como ar-condicionado digital, direção elétrica ajustável em altura e
profundidade, serviço On Star com sistema de navegação no quadro de
instrumentos, central multimídia MyLink com câmera de ré, além de airbags
laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro e controles de
estabilidade e de tração vêm de série na versão de entrada LT.
A LTZ soma luzes diurnas de
leds, sensor de estacionamento frontal, bancos revestidos de couro cinza,
retrovisores rebatíveis, chave presencial, partida por botão, acendimento
automático dos faróis, sensor de chuva, computador de bordo com tela colorida
de alta definição, airbags laterais de cortina e GPS mais elaborado (com mapas,
já que a LT traz apenas indicações por setas).
E ainda há um pacote mais
recheado chamado Plus, que acrescenta à lista do Cruze LTZ equipamentos como
alerta de colisão dianteiro, assistência para evitar mudanças involuntárias de
faixa, indicador de distância do veículo à frente, assistente de baliza
automática, carregador de celular por indução, banco do motorista com ajustes
elétricos e sensores de ponto cego.
As diferenças visuais entre as
versões são pontuais. Por fora, as rodas escurecidas são exclusivas da LTZ, que
também traz revestimento interno cinza claro - mais elegante que o preto da LT.
Quando comparado ao Cruze norte-americano, o modelo argentino é um pouco mais
conservador em toques como a barra cromada no porta-malas e na moldura dos
faróis de neblina.
Novo motor 1.4 turbo
Embora a geração anterior do
Cruze já tivesse opção 1.4 turbo em outros mercado, os brasileiros tinham que
se contentar apenas com o 1.8 aspirado. Agora, o 1.4 turbo flex vem como a
única motorização por aqui. O novo motor tem cabeçote e bloco em alumínio e
gera 150/153 cv de potência e 24/24,5 kgfm a 2.000 rpm, ante os 140/144 cv e
17,8/18,9 kgfm a 3.800 rpm do antecessor.
A transmissão automática de
seis velocidades continua a ser a única opção disponível para o sedã e conta
com trocas sequenciais por toques na alavanca, ao invés das já conhecidas
borboletas atrás do volante utilizadas por alguns rivais. A fabricante divulga
aceleração de zero a 100 km/h em 9 segundos, mas o desempenho no nosso teste
foi melhor: 8,8 segundos.
A nova plataforma D2XX deixou
de fora alguns recursos como a suspensão multibraços na traseira - um sistema
mais sofisticado presente no Honda Civic e no Ford Focus. Porém, é inegável a
evolução da arquitetura, que conseguiu derrubar o peso do Cruze em cerca de 100
kg e aumentou consideravelmente o espaço, graças a um entre-eixos de 2,70
metros, o mesmo do Corolla, contra 2,68 m do Cruze anterior. Apenas o
porta-malas é menor do que esperávamos: 440 litros declarados oficialmente.
Itens e versões do novo
Chevrolet Cruze:
Chevrolet Cruze LT (R$ 89.990)
– ar-condicionado digital, direção elétrica ajustável em altura e profundidade,
serviço de concierge On Star com navegador no quadro de instrumentos, central
multimídia MyLink com câmera de ré, além de airbags laterais dianteiros, sensor
de estacionamento traseiro e controles eletrônicos de estabilidade e de tração;
Chevrolet Cruze LTZ (R$
96.990) – acrescenta luzes diurnas de leds, sensor de estacionamento frontal,
bancos revestidos de couro cinza, retrovisores rebatíveis, chave presencial,
partida por botão, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva,
computador de bordo com tela de alta definição colorida, airbags laterais de
cortina e GPS com mapas integrado ao MyLink;
Chevrolet Cruze LTZ Plus (R$
107.450) – acrescenta alerta de colisão dianteiro, assistente de faixa,
assistência para evitar mudanças involuntárias de faixa, indicador de distância
do veículo à frente, assistente de baliza automática, carregador de celular por
indução, banco do motorista com ajustes elétricos e sensores de ponto cego.
Auto Esporte-G1
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